Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Roménia declara estado de emergência por 30 dias

O Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, declarou hoje o estado de emergência em todo o país por um período de 30 dias, para permitir que o Governo destine mais recursos económicos ao sistema sanitário a breve prazo.

Covid-19: Roménia declara estado de emergência por 30 dias
Notícias ao Minuto

18:38 - 16/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

De acordo com Iohannis, durante este período de um mês o Governo poderá contratar pessoal adicional necessário para enfrentar a expansão do novo coronavírus sem seguir os trâmites habituais de seleção e recrutamento.

A medida afeta o pessoal sanitário, de segurança e do setor da assistência social.

A mesma simplificação de procedimentos será aplicada na aquisição do material sanitário necessário para conter a pandemia de Covid-19.

Estas aquisições poderão ser efetuadas sem necessidade de recorrer ao concurso de adjudicações, obrigatório por lei em circunstâncias normais.

Iohannis explicou que o estado de emergência permite ao Governo fixar um controlo dos preços de produtos e serviços de primeira necessidade, como medicamentos, alimentos ou energia elétrica.

Ao recorrer a esta medida, o executivo fixará o limite dos preços no valor médio destes produtos nos três meses anteriores à declaração do estado de emergência.

De momento, o estado de emergência não incluiu qualquer restrição de movimentos.

No entanto, o chefe de Estado advertiu que durante estes 30 dias o Governo pode decretar o encerramento de espaços públicos e outras limitações ao movimento dos cidadãos, caso seja considerado necessário.

Na Roménia foram até hoje diagnosticados 158 casos de Covid-19, ainda sem o registo de mortes, indicam os números oficiais.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório