O presidente do Chega, André Ventura, foi retirado do palco após se sentir mal enquanto discursava num comício no Parque das Feiras e Exposições de Tavira, no Algarve, esta terça-feira, avançou a Renascença. A informação foi confirmada pelo Notícias ao Minuto.
André Ventura estava a discursar quando, cerca das 21h10, pausou o seu discurso, levou a mão à zona do peito e começou a baixar-se, tendo sido de imediato amparado pelos seguranças pessoais, evitando a queda e foi retirado do palco, em braços, por uma saída lateral.
Neste momento, toda a sala, com cerca de 400 apoiantes, se levantou para tentar perceber o que tinha acontecido.
Antes, o líder do Chega já tinha feito uma pausa no discurso, bebendo água.
Entretanto, chegaram ao local elementos dos Bombeiros Municipais de Tavira, que assistiram o presidente do Chega. Pelas 21h45, chegou uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do INEM.
O Expresso noticiou que André Ventura "está recuperado" e que "está tudo bem", com a SIC Notícias a avançar que o líder do Chega foi transportado para o Hospital de Faro.
André Ventura "está bem" e "consciente", diz Pedro Pinto
O líder parlamentar do Chega, Pedro Pinto, afirmou, esta noite, que André Ventura "está bem" e "está consciente", em declarações no palco do comício do partido, em Tavira, no Algarve.
"Como se aperceberam, o nosso líder teve um problema. Não sabemos ainda avaliar, está em avaliações, foi para o hospital para fazer essa avaliação. Quero-vos tranquilizar e dizer que ele está bem, que está consciente, que esteve a falar connosco e disse-nos uma coisa muito importante: Não desistam que vamos ganhar as eleições do próximo dia 18 de maio", afirmou, ouvindo-se, de seguida, palmas e o nome de André Ventura.
Pedro Pinto acrescentou também que o líder do Chega, "a conselho dos médicos, foi fazer essas avaliações" ao hospital.
"Vai tudo correr bem. Vamos continuar juntos. Pediu-nos para continuarmos com este jantar-comício e, no final, faremos outro discurso e esperemos ter mais novidades para vos dar", salientou.
Líderes partidários desejam rápida recuperação de Ventura
Luís Montenegro deseja rápido restabelecimento de André Ventura
O presidente do PSD, Luís Montenegro, desejou, ao líder do Chega, o seu rápido restabelecimento, esperando que, apesar de se ter sentido mal num evento partidário, não se passe nada de grave com a sua saúde.
Pedro Nuno Santos espera que André Ventura "recupere rápido"
Já à entrada de um comício na Aula Magna, em Lisboa, Pedro Nuno Santos foi questionado, em andamento, pelos jornalistas sobre esta situação de André Ventura, poucos momentos depois de ter acontecido.
"Espero que recupere rápido", respondeu.
Rui Rocha e Nuno Melo desejam rápidas melhoras a Ventura
Os líderes da IL, Rui Rocha, e do CDS-PP, Nuno Melo, desejaram na rede social X rápidas melhoras ao presidente do Chega, que se sentiu mal durante um discurso em Tavira e foi transportado para o hospital.
"Acabo de tomar conhecimento de que André Ventura se sentiu mal durante uma iniciativa de campanha. Em nome do CDS desejo uma rápida recuperação", escreveu Nuno Melo.
Acabo de tomar conhecimento de que André Ventura se sentiu mal durante uma iniciativa de campanha. Em nome do CDS desejo uma rápida recuperação.
— Nuno Melo (@NunoMeloMDN) May 13, 2025
O presidente da IL, Rui Rocha, desejou, na mesma rede social, as rápidas melhoras a André Ventura, "esperando que não seja nada de grave".
[Notícia atualizada às 23h24]
Leia Também: Ventura antecipa "maioria absolutíssima" entre Chega e AD