Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Madeira. Presidente do parlamento sensibiliza PR para fecho de aeroportos

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira escreveu hoje ao Presidente da República, alertando Marcelo Rebelo de Sousa para a necessidade de encerrar temporariamente os aeroportos da região, como medida de combate à propagação do novo coronavírus.

Madeira. Presidente do parlamento sensibiliza PR para fecho de aeroportos
Notícias ao Minuto

14:10 - 16/03/20 por Lusa

Política Covid-19

"A Madeira, tal como o país e a Europa, vive neste momento num estado de exceção perante o alastramento da pandemia do Covid-19. Se a situação é difícil no continente, esta pode assumir contornos de maior gravidade nas ilhas dados os limitados meios hospitalares e de saúde pública para lidar com uma possível contaminação generalizada", explica José Manuel Rodrigues na missiva dirigida a Marcelo Rebelo de Sousa.

O responsável pelo primeiro órgão de poder próprio do arquipélago da Madeira pede que a República não seja insensível "ao apelo das autoridades regionais que estão no terreno e conhecem como ninguém o que se está a passar e o que se antevê que aconteça nos próximos dias, se não for tomada a decisão de encerrar os aeroportos da região".

"Por isso, é preciso atuar já e encerrar temporariamente o aeroporto, salvaguardando, naturalmente, o transporte excecional de passageiros nacionais devidamente observados por controlo sanitário, bem como o transporte de carga, de medicamentos, as emergências, e as ligações com o Porto Santo", refere.

José Manuel Rodrigues sublinha que o Governo Regional da Madeira "tomou a decisão de solicitar ao Governo da República a interdição de voos provenientes de países com contaminação ativa para os aeroportos da Madeira e Porto Santo", lembrando que esta posição foi apoiada por quase todos os quadrantes políticos, pela classe médica, por outros profissionais de saúde e até por agentes do setor hoteleiro, pese embora ser este o setor mais prejudicado por tal interdição.

O presidente da Assembleia Legislativa realça que "não se trata qualquer tentativa de interferência no poder executivo ou outro, mas tão somente o de interpretar e transmitir o sentido da população das ilhas".

Assim, José Manuel Rodrigues diz estar "certo que Vossa Excelência, no uso dos seus poderes e da magistratura de influência que tem junto de outros órgãos de soberania, terá em conta o exposto".

O Governo Regional, uma coligação PSD/CDS, tem vindo a solicitar a cessação de operações aéreas com países de transmissão comunitária ativa da pandemia Covid-19.

O número de infetados pelo novo coronavírus subiu para 331, mais 86 do que os contabilizados no domingo, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado hoje às 12:30, há 2.908 casos suspeitos, dos quais 374 aguardam resultado laboratorial.

Segundo a DGS, há três casos recuperados.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.400 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ronda as 164 mil pessoas, com casos registados em pelo menos 141 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 245 casos confirmados. Do total de infetados, mais de 75 mil recuperaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório