Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Reservas financeiras da Rússia podem acabar já no próximo ano

Queda do mercado petrolífero está a ter efeitos preocupantes nas contas do país. Desvalorização da moeda nacional também ‘ajudou’ ao desequilíbrio.

Reservas financeiras da Rússia podem acabar já no próximo ano
Notícias ao Minuto

13:16 - 28/10/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Dificuldades

Se Portugal tem os “cofres cheios”, a Rússia tem as contas bem mais vazias. A garantia foi dada pelo Ministro das Finanças russo, numa entrevista à agência pública Tass: “O volume das nossas reservas vai diminuir em cerca de 2,6 biliões de rublos (36,8 mil milhões de euros) – ou seja mais de metade”.

“Isto significa que 2016 será o último ano em que podemos utilizar as nossas reservas para compensar perdas. Depois disso já não teremos esse recurso”, garante Anton Siluanov.

O Governo de Vladimir Putin utilizou várias vezes os fundos de emergência para tapar ‘buracos’ orçamentais, criados pela queda do petróleo e da moeda nacional desde o início do ano. Recorde-se que a venda de combustíveis fósseis representa cerca de 70% das exportações russas.

A Rússia prevê um défice orçamental de 6,7% no final do próximo ano, um valor que poderá ser apenas parcialmente compensado pelas restantes reservas financeiras do Estado. “Se os atuais preços do crude e a taxa de câmbio se mantiverem (...) podem faltar-nos 900 mil milhões de rublos (12,7 milhões de euros). Corremos esse risco”, avisa Anton Siluanov.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório