Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Quando 56,67% de 40 milhões são, afinal, 30,5 milhões de euros

O FC Porto confirmou, na passada segunda-feira, a transferência de Eliaquim Mangala para o Manchester City. O campeão inglês desembolsou 40 milhões de euros pelo defesa gaulês. Os 'dragões', detentores de 56,67% do passe, receberam 30,5 milhões, declarados à CMVM. É caso para citar António Guterres e dizer (agora) "façam as contas" - do futebol.

Quando 56,67% de 40 milhões são, afinal, 30,5 milhões de euros
Notícias ao Minuto

19:20 - 12/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Mangala

Eliaquim Mangala já não é jogador do Futebol Clube do Porto. Foi vendido ao Manchester City por 40 milhões de euros, uma ‘pipa de massa’, nos termos de Durão Barroso.

Porém, se hoje é noticiado que o valor desta transferência serviu para os ‘dragões’ pagarem um empréstimo contraído junto do banco mau - leia-se BES - mais estranho é ainda que os portistas tenham recebido 30,5 milhões de euros. Porquê? Nós explicamos.

É que segundo o comunicado enviado pela SAD portista à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os direitos económicos detidos pelo FC Porto corresponderiam a apenas 56,67% da totalidade do passe do jogador. Os responsáveis Manchester City garantem, ao Observador, que o internacional francês foi comprado por 40 milhões de euros. Ora bem, feitas as contas… O FC Porto teria a receber 22,6 milhões de euros, menos 7,9 milhões do que na realidade recebeu.

A totalidade dos direitos desportivos do defesa gaulês era detida, além da parcela que pertencia ao clube presidido por Pinto da Costa, em 33,33% pela Doyen Sports Investement Limited, o que resultaria em 13,3 milhões, e 10% para a sociedade Robi Plus, que receberia 4 milhões.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório