Meteorologia

  • 24 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 29º

"A confirmação de uma nova era". A festa do Sporting na Câmara de Lisboa

Leões foram recebidos pelo presidente Carlos Moedas

"A confirmação de uma nova era". A festa do Sporting na Câmara de Lisboa
Notícias ao Minuto

17:00 - 20/05/24 por Francisco Amaral Santos

ao minuto Ao Minuto Desporto Sporting

A comitiva do Sporting foi recebida esta segunda-feira na Câmara Municipal de Lisboa pelo presidente Carlos Moedas. 

Duas semanas após conseguir garantir o 20.º título da I Liga da sua história, e apenas dois dias depois de ter recebido o respetivo troféu em pleno Estádio da Alvalade, os leões deslocaram-se até ao centro da cidade de Lisboa e protagonizar mais um motivo de festa. 

Na Praça do Município gerou-se uma verdadeira enchente de adeptos verde e brancos, o que também motivou constrangimentos no que toca ao trânsito. 

Recorde os pontos essenciais da cerimónia abaixo. 

Fim de cobertura

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Os adeptos do Sporting vão abandonando a Praça do Município após a saída do autocarro. Termina aqui a cobertura aos pontos essenciais da receção dos leões na Câmara Municipal de Lisboa. 

Autocarro deixa a Câmara Municipal de Lisboa

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

A comitiva do Sporting deixa agora a Câmara Municipal de Lisboa perante os aplausos dos adeptos presentes na Praça do Município. 

Coates será o último jogador a voltar ao autocarro

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Coates é o último jogador a voltar ao autocarro, despedindo-se de Carlos Moedas antes de entrar. 

Coates aponta ao Jamor e comenta futuro de Amorim

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

"Vamos tentar. Vai ser um jogo difícil, mas vamos fazer para voltarmos aqui." 

"Amorim fica? O presidente disse que sim e nós ficamos contentes que ele continue. Ainda temos um jogo e depois vai tratar disso. Estamos muito felizes com ele e com o grupo. É bom para o Sporting esta estabilidade." 

"Nova era no futebol português? Não sei se é uma nova era. O Sporting já ganhou muita coisa na história. Infelizmente não ganhou, mas conseguimos, em quatro anos ser campeões por duas vezes. É positivo para nós. Sabemos que vai ser difícil, mas vamos tentar de novo." 

"Mercado? Hugo Viana vai ter muito trabalho no verão (risos)."

"Nuno Santos capitão? É uma brincadeira do grupo, mas o Nuno tem capacidade para ser capitão". 

Adán explica "segredo"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

"É mais um momento para recordar no Sporting. Espero voltar a estar aqui no Sporting na próxima semana. Faço o apelo que todos vão ao Jamor. Segredo? É a união entre adeptos e equipa. Foi grande durante todo o ano. O resultado foi este." 

"Baliza bem entregue? Sim, de certeza! Jogue quem jogar, vai estar preparado. Quem jogar vai estar os adeptos a apoiar." 

Neto destaca papel de Amorim

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

"O míster é um garante de estabilidade no clube e um dos nossos trunfos. O míster pode ser o detalhe que diferencia ganharmos ou não ganharmos."

"Foi a crença de uma época dura. Sempre focados num só objetivo e no caminho certo. O nosso grupo, mantendo o rumo, conseguimos o que queríamos e ainda vamos disputar um troféu muito importante no domingo. Vamos com tudo porque também queremos esse troféu". 

Jogadores encaminham-se para a saída

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Os jogadores começam a voltar ao autocarro, mas não sem antes tirarem um tempo para umas fotografias e autógrafos. Gyokeres e Coates entre os mais requisitados. 

Nuno Santos a capitão?

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Neto deixa sugestão e os adeptos aprovam. Jogadores começam a deixar a varanda. 

Hjulmand 'vira' líder de claque

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Morten Hjulmand pega no microfone e 'puxa' pelos adeptos, ao estilo de líder de claque. A euforia instala-se. 

Gyokeres alinha no discurso de Amorim

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

"Obrigado por esta época, que foi fantástica, mas temos mais um jogo e mais um troféu para ganhar", avisa Gyokeres. 

Amorim só pensa no Jamor

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

"Acho que fizemos a festa que tínhamos de fazer. Temos jogo domingo e portanto pegávamos nas nossas coisas e arrancávamos... Agora a sério: queria agradecer o vosso apoio e muito obrigado aos jogadores. Quero que saibam que o nosso corpo está aqui, mas a nossa cabeça já está no Jamor. Queremos muito ganhar!", atira Amorim.

Pote 'convida' Amorim a discursar

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Pedro Gonçalves 'convida' Rúben Amorim a discursar... Adeptos ajudam. 

Arrepiante: Hora de se ouvir o 'Mundo Sabe Que'

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Cuca Roseta volta a entrar em ação para cantar o Mundo Sabe Que perante a enchente que se verifica na Praça do Município. 

Adeptos e jogadores do Sporting cantam 'Mundo Sabe Que' em uníssono

Adeptos e jogadores do Sporting cantam 'Mundo Sabe Que' em uníssono

Com a ajuda... de Cuca Roseta.

Notícias ao Minuto | 19:45 - 20/05/2024

Discursa Paulinho, o roupeiro

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

O famoso roupeiro do Sporting é o homem encarregue de discursar aos adeptos, deixando tudo e todos ao rubro. 

Aí estão os campeões nacionais na varanda

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Agora, sim, o momento de comunhão entre jogadores e adeptos na varanda da Câmara Municipal de Lisboa. 

O momento em que o Sporting levanta a Taça na Câmara Municipal de Lisboa

O momento em que o Sporting levanta a Taça na Câmara Municipal de Lisboa

Momento mais aguardado pelos adeptos leoninos.

Notícias ao Minuto | 19:36 - 20/05/2024

"Temos Amorim para o ano"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

"Em 2018 quase ninguém queria vir treinar o Sporting. Hoje temos um dos melhores treinadores do mundo. Temos hoje, há quatro anos e para o ano. Não é pela vertente financeira, nem por falta de interesse dos outros clubes. Permanece aqui porque o Sporting lhe dá estabilidade, condições para ter sucesso e ser feliz. Obrigado míster Amorim. O mérito é teu", anuncia Varandas. 

Varandas anuncia continuidade de Rúben Amorim

Varandas anuncia continuidade de Rúben Amorim "para o ano"

Presidente do Sporting aproveitou receção na Câmara Municipal de Lisboa para garantir a continuidade do treinador.

Notícias ao Minuto | 18:39 - 20/05/2024

"Sporting é dono do seu futuro"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

"Hoje detemos 88% da SAD e o Sporting é livre e dono do seu futuro. A SAD chegou a ter capitais próprios negativos de 23 milhões euros. No último relatório semestral, apresentámos capitais próprios de 67 milhões de euros, o melhor de sempre. Lembro-me de em 2018 termos cerca de 80 mil sócios pagantes com quotas em dia, hoje temos 110 mil num universo de 150 mil", vinca Varandas. 

Da "guerra civil" ao "comportamento exemplar"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

"Lembro-me de em 2018 o clube estar numa guerra civil e de sermos falados pelos piores motivos e episódios de violência. Hoje somos falados por um comportamento exemplar numa festa de campeão com mais de 100 mil pessoas na rua, unidas exclusivamente pelo amor ao clube", enaltece Varandas. 

"Uma mudança de paradigma"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

"A conquista deste campeonato é de ainda maior importância. É mais do que um campeonato, é uma mudança de paradigma. É o fim de uma era em que o Sporting vencia esporadicamente e com intervalo de décadas. A confirmação de uma nova era, onde o Sporting deixa de olhar para cima para ver os seus rivais", garante Varandas. 

"Mantivemos o rumo"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Prossegue o discurso de Varandas

"A conquista deste campeonato começou ainda antes de terminar a época anterior. Indiferentes ao ruído e às dúvidas de um quarto lugar, mantivemos o nosso rumo, as pessoas e o que realmente importa: O processo de trabalho. Não procurámos desculpas, nem discursos de vitimização. Procurámos, sim, ser mais competentes onde tínhamos falhado."

"Equipa demolidora"

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

"A minha terceira palavra vai para este grupo de jogadores, equipa técnica e staff. É preciso recusar até à equipa dos Cinco Violinos, para encontrar uma equipa demolidora. Estes leões bateram o recorde de pontos, de vitórias e de golos marcados numa época. Muito obrigado por esta maravilhosa época. A glória é vossa", vinca Varandas

Palavra para o Benfica

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

"A segunda palavra vai para o nosso eterno rival [Benfica]. Para vencermos este campeonato, o nosso rival obrigou-nos a bater todos os nossos recordes. Para um digno vencido, o nosso respeito e consideração", salienta Varandas. 

Varandas recorda festa no Marquês

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

"A minha primeira palavra vai para o sócio e adepto do Sporting. No passado dia 5 deram um demonstração exemplar de civismo e amor pelo seu clube. É notável uma festa popular com milhares e milhares de pessoas sem um único desacato. Simplesmente admirável", começa por dizer Varandas. 

"Lisboa é verde e branca". Manuel Fernandes vai receber medalha da cidade

Catarina Correia Rocha | há 1 mês

Após a chegada da equipa do Sporting à Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas discursou. "Hoje, Lisboa é verde e branca, e a cidade vive a glória do Sporting, que vem do esforço, dedicação e muita devoção", começou por afirmar o autarca, deixando depois palavras aos jogadores, a Ruben Amorim, Frederico Varandas, 'Paulinho' e a todos os sportinguistas.

"Hoje, esta praça está cheia, dia 5 o Marquês [de Pombal] esteve cheio", recordou, frisando que a vitória do Sporting foi festejada um pouco por todo o mundo - por adeptos que "nunca deixaram de sentir o que é ser Sporting, mesmo nos momentos mais difíceis".

"O Sporting é um clube único", que se distingue pela "união", considerou também Carlos Moedas, deixando uma palavra de elogio ao treinador Ruben Amorim. Também os jogadores Coates, Adán e Neto - estes últimos de saída do Sporting - mereceram palavras especiais: "Três figuras enormes".

Depois, Frederico Varandas, o presidente do Sporting, foi mencionado, com o presidente da Câmara Municipal a considerar que "o que conta não é falar, é fazer". "O desporto português deve-te muito". O exemplo que é 'Paulinho', o famoso roupeiro dos leões, foi também mencionado: "É uma instituição dentro da instituição. Mostra que todos os dias, com trabalho, nenhum sonho é impossível".

E, no final do discurso, ficou uma garantia de homenagem: "Vamos atribuir a medalha da cidade a Manuel Fernandes, esse eterno capitão que hoje passa um momento difícil".

Moedas:

Moedas: "Hoje Lisboa é verde e branca. Cidade vive glória do Sporting"

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, disse que "hoje, Lisboa é verde e branca" e exaltou a equipa masculina do Sporting que se sagrou campeã nacional de futebol, após recebê-la na sede da autarquia.

Lusa | 18:26 - 20/05/2024

Cuca Roseta dá início à cerimónia

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Cuca Roseta 'dá o pontapé de saída' na cerimónia ao cantar A Marcha do Sporting, de Maria José Valeiro, já perante a presença dos campeões nacionais. 

Adeptos também dentro da Câmara Municipal

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Dentro do edifício também não faltam adeptos leoninos. Seguem-se os discursos de Carlos Moedas e Frederico Varandas.

Não podia faltar a Taça

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

A Taça de campeão nacional também já está na Câmara de Lisboa, com os capitães Neto, Coates, Paulinho e Adán a serem os responsáveis pelo seu transporte. 

Seguem-se Amorim e os jogadores

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Rúben Amorim também não passa desapercebido, seguindo-se os jogadores leoninos. 

Varandas lidera comitiva

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

O presidente do Sporting é o primeiro a sair do autocarro, trocando um forte abraço com Carlos Moedas. 

Aí estão os campeões nacionais

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

O autocarro chega agora à Câmara Municipal de Lisboa, com os adeptos do Sporting ao rubro perante a presença dos novos campeões nacionais. 

Leões já saíram de Alvalade

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

O autocarro que transporta os novos campeões nacionais já deixou o Estádio de Alvalade e vai agora rumar até aos Paços do Conselho. O percurso dos leões conta com o habitual dispositivo policial. 

Praça do Município vai começando a encher

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

A comitiva do Sporting ainda não saiu de Alvalade, mas na Praça do Munícipio vai começando a encher, já com a 'ajuda' do Jubas, a mascote dos leões. 

Filho de Manuel Fernandes atualiza estado de saúde do pai

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Tiago Fernandes, filho de Manuel Fernandes, em declarações à Sporting TV

"Está estável. Toda a gente sabe que é uma doença difícil de controlar, mas ele está esperançoso de melhorar para poder ir para casa. É uma doença com altos e baixos, portanto tem de estar a ser sempre vigiado. Está sujeito a algumas infeções, derivadas da própria doença, mas ele aguentou-se muito até ao Sporting ser campeão e agora gostava de ir para casa para acompanhar a final da Taça e a próxima época. Se Deus quiser vai poder ir para casa e estar numa posição mais confortável."

Moedas vai entregar as habituais figuras de Santo António

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, vai entregar as habituais figuras de Santo António, pintadas de verde.

Desvio para visitar Manuel Fernandes

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

Antes de seguirem viagem rumo à Câmara Municipal de Lisboa, Frederico Varandas e Viktor Gyokeres fizeram questão de se deslocar ao hospital para visitar Manuel Fernandes, figura emblemática do clube que se encontra internado há várias semanas. 

Varandas e Gyokeres visitaram Manuel Fernandes (com 'companhia' especial)

Varandas e Gyokeres visitaram Manuel Fernandes (com 'companhia' especial)

Presidente e melhor marcador dos leões fizeram questão de mostrar a mais recente Taça ao antigo jogador que se encontra internado no hospital.

Notícias ao Minuto | 16:59 - 20/05/2024

Vários adeptos já na Praça do Município

Francisco Amaral Santos | há 1 mês

A uma hora da receção aos leões, os adeptos vão preenchendo a Praça do Munícipio para assistir bem de perto à chegada dos campeões nacionais. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório