Meteorologia

  • 24 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 17º MÁX 29º

EUA admitem ter sido "incapazes" de ajudar Irão após queda de helicóptero

Washington revelou ter recebido um pedido de ajuda de Teerão, ao qual não terá conseguido responder por questões "logísticas".

EUA admitem ter sido "incapazes" de ajudar Irão após queda de helicóptero
Notícias ao Minuto

23:11 - 20/05/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Irão

O Departamento de Estado dos Estados Unidos disse que não foi capaz de responder a um pedido de ajuda do Irão na sequência da queda do helicóptero que vitimou o presidente do país, Ebrahim Raisi, no domingo.

"Foi-nos pedida ajuda pelo governo iraniano. Tornamos claro que ofereceríamos assistência, como faríamos em resposta a qualquer pedido de um governo estrangeiro neste tipo de situação. Maioritariamente por razões logísticas, fomos incapazes de fornecer essa ajuda", disse o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Matthew Miller, citado pela agência Reuters.

Quando questionado sobre a situação, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, afirmou: "Os Estados Unidos não desempenharam qualquer papel nesse incidente. Não posso especular sobre qual poderá ter sido a causa".

As equipas de socorro iranianas recuperaram esta segunda-feira os restos mortais de Ebrahim Raisi e dos outros oito passageiros que seguiam no helicóptero que se despenhou no domingo no noroeste do Irão, anunciou a organização humanitária Crescente Vermelho.

O helicóptero que transportava também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, despenhou-se na zona de Kalibar e Warzghan, na província do Azerbaijão Oriental, no noroeste do país.

O governo iraniano confirmou a morte de Raisi, acrescentando que o desastre não vai causar "qualquer perturbação na administração" do país.

Leia Também: Papa assegura a sua "proximidade espiritual" após morte de Raisi

Recomendados para si

;
Campo obrigatório