Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

China aprovou plano para autorizar três a cinco bancos privados

A China aprovou um projeto-piloto autorizando a criação de três a cinco bancos privados em 2014 para tentar atrair mais capital privado e externo ao setor bancário, anunciou na segunda-feira o regulador da atividade bancária no país.

China aprovou plano para autorizar três a cinco bancos privados
Notícias ao Minuto

03:46 - 07/01/14 por Lusa

Economia Em 2014

"Será introduzido capital privado para reestruturar os bancos atuais ou criar novos (bancos), que assumirão os seus próprios riscos", disse a China Banking Regulatory Comission (CBRC), num comunicado citado pela agência noticiosa oficial chinesa, Xinhua.

A decisão corresponde à abertura do setor financeiro ao investimento privado anunciada em novembro passado pela direção do Partido Comunista Chinês no âmbito de um ambicioso programa para "aprofundar as reformas económicas" e que reconhece o "papel decisivo do mercado".

Os maiores bancos chineses são todos estatais e privilegiam os créditos às grandes empresas estatais.

Entre os dez maiores, há apenas um privado, o Minsheng Banking, fundado em 1996 e cotado desde há três bancos na Bolsa de Hong Kong.

Pequenas e médias empresas chinesas, que representam já mais de metade do Produto Interno Bruto do país, queixam-se que têm dificuldade em obter financiamentos dos grandes bancos estatais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório