Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

"Futebol do Brasil está desatualizado"

Antigo jogador defende que no seu país é importante reconhecer que já há quem saiba mais que os brasileiros em matéria de futebol...

"Futebol do Brasil está desatualizado"
Notícias ao Minuto

13:02 - 13/07/14 por O Jogo

Desporto Zico

"Há um problema e as pessoas escondem a cabeça, não escutando os que nos podem ensinar", disse Zico, antigo futebolista e internacional brasileiro, a propósito do fracasso da seleção brasileira neste Mundial'2014.

"Gente como Breitner, Cruyff ou Guardiola gostam do futebol brasileiro e por isso criticaram o Brasil, porque admiravam a nossa maneira de jogar. Nós, brasileiros, em vez de escutá-los, ainda os criticamos e fechamo-nos num nacionalismo absurdo. É óbvio que a seleção não jogou bem neste Mundial".

Questionado se o problema tinha a ver com o treinador, respondeu:

"O pior é que Scolari não teve alternativas. Jogou o Mundial da mesma forma que tinha feito na Taça das Confederações e esta é para fazer turismo. Todos sabiam como o Brasil jogava e perante defesas fortes a seleção não soube o que fazer, como se viu perante o Chile ou o México e contra a Alemanha nem vale a pena falar. Foi, sem dúvida, a equipa menos forte. Até a Argélia e o Irão se bateram com a Alemanha e a Argentrina".

Zico atribui o fracasso também aos treinadores brasileiros e explica:

"No Brasil não existe formação para técnicos. O meu diploma de treinador foi-me atribuído no Japão. Cá não há uma escola nem um método. Não estamos atualizados, não vamos buscar gente de fora que nos ensine, porque estamos convencidos que sabemos tudo. Temos que calçar as sandálias da humildade e reconhecer que há gente que sabe mais do que nós e pode ensinar-nos. Era importante, por exemplo, as equipas brasileiras apostarem em treinadores estrangeiros, como sucede em todo o mundo".

Por fim, o antigo futebolista falou dos esquemas de jogo:

"Os esquemas estão acima dos jogadores. Há 20 anos que jogamos da mesma forma, adaptando os jogadores ao esquema, quando o importante são os jogadores. E no esquema do futebol brasileiro, que é monolítico, não há lugar para o jogador 10. Neymar é um grande avançado, mas não é um 10".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório