Meteorologia

  • 27 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 28º

Euro, salários e fundos da UE. 'Dinheiro' marcou 3.º debate das Europeias

Este foi o terceiro encontro entre os cabeças de lista para discutir os principais temas da Europa. Recorde o que de essencial foi dito neste frente a frente.

Euro, salários e fundos da UE. 'Dinheiro' marcou 3.º debate das Europeias
Notícias ao Minuto

20:37 - 17/05/24 por Daniela Carrilho

ao minuto Ao Minuto Política Europeias

O terceiro debate para as eleições Europeias realizou-se esta sexta-feira, dia 13 de maio, entre os cabeças de lista Catarina Martins (Bloco de Esquerda), João Cotrim Figueiredo (Iniciativa Liberal), Francisco Paupério (Livre) e João Oliveira (Partido Comunista Português).

Economia e saída do Euro, salário mínimo e fundos europeus foram os temas que marcaram o encontro aceso entre os cabeças de lista neste debate.

A CDU referiu que "Portugal se deve preparar para se libertar do Euro" - o que pode levar a taxas de juro mais baixas -, e João Cotrim Figueiredo (IL) acusou João Oliveira (CDU) de "roçar a ignorância económica". Por outro lado, Catarina Martins (BE) citou o ex-primeiro-ministro António Costa, dizendo que "o 'Euro foi uma prenda à Alemanha' e tem razão".

Já Francisco Paupério (Livre) defendeu "um valor de salário mínimo europeu obrigatório que desse dignidade de vida" às pessoas - com Catarina Martins a assumir "ter muitas dúvidas".

A campanha arranca no dia 27 de maio e prolonga-se até 7 de junho. As eleições Europeias estão marcadas para 9 de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório