Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 22º

"Decente e educado". Amigo fala sobre suspeito de tentar matar Fico

"É um homem decente e educado. Um bom trabalhador", disse um amigo de Juraj Cintula, suspeito de ter tentado matar o primeiro-ministro da Eslováquia.

"Decente e educado". Amigo fala sobre suspeito de tentar matar Fico
Notícias ao Minuto

23:56 - 17/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Eslováquia

Um amigo de Juraj Cintula, o suspeito de ter tentado matar o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, descreveu-o como "um homem decente e educado" e lamentou o crime, que o deixou "chocado e perplexo".

"É um bom amigo", disse Mile L'Udovit, de 71 anos, à Sky News. "É um homem decente e educado. Um bom trabalhador. A mulher dele é professora e os filhos são bons. Tinha uma boa reputação. Estava tudo bem".

Segundo a estação britânica, L'Udovit e Cintula, também com 71 anos, conhecem-se há quase 40 anos, altura em que ambos se mudaram para o mesmo prédio, na cidade de Handlova. 

"Ninguém estava à espera que algo assim acontecesse. Ninguém o podia imaginar. É o pior de tudo", comentou o homem.

"Falei com ele na segunda-feira e estávamos a rir, como os vizinhos fazem. É muito desagradável", acrescentou.

O amigo de Cintula manifestou-se "chocado e perplexo" com o crime e afirmou que o vizinho agora "ou morre ou é condenado a prisão perpétua". "Vai ser muito difícil para a família dele", lamentou.

Sobre os motivos que levaram Cintula a cometer o crime, L'Udovit respondeu: "Não sei bem dizer. Encaramos a política como algo que de que nos podíamos rir. Mas tínhamos as nossas próprias opiniões - ele tinha as dele, eu tinha as minhas".

"Ele opunha-se a certos atos do governo e as suas opiniões eram bastante diferentes. Mas o que é que lhe ia na cabeça? A sério, ninguém sabe", frisou.

Autor de ataque a Fico será um homem de 71 anos. O que se sabe até agora

Autor de ataque a Fico será um homem de 71 anos. O que se sabe até agora

O suspeito foi identificado como Juraj C., um homem de 71 anos, escritor e poeta, membro da Associação de Escritores Eslovacos.

Márcia Guímaro Rodrigues | 17:11 - 15/05/2024

O primeiro-ministro eslovaco, recorde-se, ficou gravemente ferido após ter sido atingido a tiro depois de uma reunião do Governo junto à Casa da Cultura, na cidade de Handlova. Esta sexta-feira foi submetido a uma nova cirurgia, mas continua em estado grave.

Leia Também: Fico novamente operado. Continua em estado muito grave

Recomendados para si

;
Campo obrigatório