Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Presidente fala, Sporting embala. Leão 'ruge' na Europa antes do dérbi

Conjunto de Rúben Amorim precisou de duas grandes penalidades para se 'vingar' do Raków, mas não evitou o sofrimento nos instantes finais.

Presidente fala, Sporting embala. Leão 'ruge' na Europa antes do dérbi
Notícias ao Minuto

21:55 - 09/11/23 por Miguel Simões

Desporto Liga Europa

O Sporting somou o quarto triunfo consecutivo, esta quinta-feira, ao bater o Raków (2-1), na quarta jornada da Liga Europa, dando um importante passo rumo ao apuramento, três dias antes de disputar o dérbi diante do Benfica, no Estádio da Luz.

Enquanto Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, anunciava uma importante decisão governamental aos portugueses, o público de Alvalade festejava três coisas: penálti, expulsão e golo. Com ajuda do VAR, o árbitro não só marcou penálti, como ainda expulsou Racovitan pela falta sobre St. Juste, permitindo a Pedro Gonçalves abrir o ativo aos 14 minutos.

O médio português festejaria o 2-0 (52') exatamente da mesma forma, devido à intervenção do VAR, deixando a equipa mais confortável, de tal forma que Rundic (71') ainda 'assustou' ao relançar a partida. Apesar de tudo, a superioridade numérica leonina foi suficiente para garantir o regresso às vitórias europeias.

Sentido único alavancado pelo vermelho

Rúben Amorim decidiu promover quatro alterações em comparação ao triunfo frente ao Estrela da Amadora (3-2), ao dar entrada a St. Juste, Gonçalo Inácio, Francisco Trincão e Paulinho para os lugares de Matheus Reis, Ousmane Dioande, Morten Hjulmand e Viktor Gyokeres (este último devido a castigo).

Numa altura em que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciava a dissolução do parlamento e a marcação de eleições antecipadas, o público presente em Alvalade ia soltando os primeiros motivos de festejo - com o primeiro golo a aparecer ainda dentro dos primeiros 15 minutos.

Decorrido o 11.º minuto da partida europeia, St. Juste ficou a pedir penálti devido a um 'agarrão' de Racovitan, num lance que mereceu rápida contestação do público, com a posterior análise das imagens por parte de Enea Jorgji, após indicação do VAR. O árbitro albanês apontaria mesmo para a marca de grande penalidade e, num cenário de dupla penalização, expulsou o defesa do Raków, por entender que St. Juste ficaria na cara do golo. Pedro Gonçalves não 'tremeu' e, aos 14 minutos, deixou os adeptos em clima de enorme festa.

Pedro Gonçalves transformou penálti em golo e Alvalade festejou assim

Leões adiantaram-se na frente do marcador ainda dentro dos primeiros 15 minutos.

Miguel Simões | 20:23 - 09/11/2023

Num contexto claramente inverso ao da partida na Polónia - quando, há duas semanas, Viktor Gyokeres deixou os verdes e brancos em inferioridade numérica de forma madrugadora -, o conjunto de Rúben Amorim partiu em busca do segundo golo, com iniciativas do trio de ataque composto por Francisco Trincão, Marcus Edwards e Paulinho, além de Nuno Santos, mas sem sucesso. Do outro lado, o conjunto polaco ainda ameaçou o empate por intermédio de Jean Carlos.

Conforto deu lugar ao sofrimento

Sem qualquer alteração ao intervalo, a segunda parte abriu com os festejos de Paulinho, embora tenha visto a bandeirola ser prontamente levantada, anulando o golo por fora de jogo. Ainda assim, Alvalade não tardaria em festejar 'à séria'.

Novamente com ajuda do VAR, o árbitro albanês precisou de consultar as imagens para identificar um braço de Milan Rundic na bola, assinalando outra grande penalidade. Os adeptos ainda aplaudiram quando pensavam que seria o aniversariante Paulinho a tentar a sua sorte, mas acabaria mesmo por ser Pedro Gonçalves a bisar, deixando a equipa mais confortável, aos 52 minutos.

Rúben Amorim optou por promover uma tripla alteração, com as entradas de Morten Hjulmand, Matheus Reis e Iván Fresneda, seguindo-se depois as de Ousmane Diomande e Tiago Ferreira (em estreia), sendo que os leões acabaram por transformar o conforto em sofrimento nos últimos 20 minutos.

Aos 71 minutos, num lance de insistência, o Raków - mesmo em inferioridade numérica - conseguiu reduzir a desvantagem, num remate de Rundic a deixar os cerca de 300 adeptos polacos em festa. Os 33 mil sportinguistas responderam com cânticos de apoio à equipa (e ainda provocações ao rival Benfica antes do dérbi), mas nem assim houve tranquilidade dentro de campo.

Até ao apito final, Daniel Bragança esteve perto do 3-1, mas também o conjunto polaco 'rondou' a grande área leonina, em busca de um precioso empate (à semelhança do jogo da terceira jornada, com o 1-1 na Polónia), algo que não chegou a acontecer e deixou, assim, Alvalade a festejar.

Com este resultado, o Sporting faz o que ainda só tinha feito na ronda inaugural (vence novamente por 2-1) e passa a somar sete pontos na segunda posição do grupo D, a três da líder (e apurada) Atalanta e com mais três por comparação ao Sturm Graz. Já o Raków é último, com apenas um ponto somado - precisamente contra os leões na jornada anterior.

Momento do jogo: O primeiro lance de grande penalidade em Alvalade (14') acaba por ditar o rumo do jogo. Racovitan pecou ao agarrar St. Juste na grande área e, após consulta de imagens no VAR, foi duplamente penalizado com penálti e vermelho direto.

Sporting sorriu na Europa e Alvalade despediu-se com tarjas... para dérbi

Leões bateram o Raków por 2-1, a três dias do duelo na Luz, frente ao Benfica.

Miguel Simões | 22:34 - 09/11/2023

Leia Também: Pedro Gonçalves transformou penálti em golo e Alvalade festejou assim

Leia Também: Sporting sorriu na Europa e Alvalade despediu-se com tarjas... para dérbi

Onzes

Sporting: Antonio Adán, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Jeremiah St. Juste; Ricardo Esgaio, Daniel Bragança, Pedro Gonçalves, Nuno Santos; Marcus Edwards, Francisco Trincão.e Paulinho.

Raków: Vladan Kovacevic; Bogdan Racotivan, Fran Tudor, Milan Rundic; Jean Carlos, Gustav Berggren, Vladyslav Kochergin, Srdjan Plavsic; Bartosz Nowak, John Yeboah e Ante Crnac.

Antevisão

A atravessar um momento de grande sucesso na presente temporada, o Sporting volta a competir na Liga Europa, esta quinta-feira, na receção ao Raków no Estádio de Alvalade, tratando-se de um jogo que poderá elevar (ou condicionar) as ambições dos leões na prova.

O percurso nas competições europeias não está a ser tão regular quanto o das provas internas, com um triunfo, um empate e uma derrota em três jogos, sendo que, o único motivo de sorriso aconteceu logo no arranque da fase de grupos,  diante do Sturm Graz (1-2).

Após os 'tropeções' diante da Atalanta (1-2) e do Raków (1-1), o Sporting procura retomar a rota dos triunfos europeus e, por isso, parte em busca da 'vingança' do mais recente resultado no grupo D, marcado pela expulsão madrugadora de Viktor Gyokeres a condicionar a estratégia de Rúben Amorim. 

A verdade é que, por esta altura, a meio da fase de grupos, os leões partilham o segundo lugar (a última vaga de acesso à próxima fase) com os austríacos do Sturm Graz, a três da líder Atalanta e com mais três por comparação ao Raków, que, em caso de surpresa em Alvalade, 'baralhará' todas as contas do grupo. Uma coisa é certa: contra equipas polacas, em casa, o Sporting só sabe ganhar.

O jogo disputa-se no Estádio de Alvalade e tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental) desta quinta-feira, com arbitragem do albanês Enea Jorgji, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-Raków: Como se diz 'vingança' em polaco? 'Zemsta' é a chave

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório