Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

Chama-se FVS e pode acabar com o VAR. Eis o que a FIFA está a testar

Jogadores e treinadores podem vir a poder pedir aos árbitros que revejam determinados lances.

Chama-se FVS e pode acabar com o VAR. Eis o que a FIFA está a testar
Notícias ao Minuto

12:28 - 17/05/24 por Notícias ao Minuto

Desporto FIFA

O responsável da FIFA pela arbitragem, Pierluigi Collina, anunciou, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que já está a ser testada uma alternativa ao VAR, de nome Football Video Support (FVS), em competições das camadas jovens.

Esta tecnologia dispensa a necessidade de um árbitro exclusivamente dedicado à análise das imagens. Ao invés, jogadores e treinadores podem pedir ao próprio juiz principal que reveja determinado lance, num monitor junto à linha lateral, tal como já acontece noutras modalidades, como é o caso do ténis.

Cada equipa começa a partida com dois pedidos de revisão, sendo que o número mantém-se caso a decisão original seja, efetivamente, revertida, e reduz-se se o árbitro mantiver a mesma, independentemente daquilo que for chamado a ver.

À imagem do que sucede no VAR, o FVS só pode ser utilizado num total de quatro ocasiões. São elas golos, decisões relacionadas com grandes penalidades, cartões vermelhos e na eventualidade de um erro na identificação dos jogadores.

Até ao momento, explicou Collina, as primeiras impressões são "muito, muito positivas": "O objetivo é continuar a testar este novo sistema, nomeadamente, nas nossas provas jovens. Esperamos poder dar aos interessados a possibilidade de implementar o sistema nas suas provas".

Leia Também: Clubes da Premier League vão votar para acabar com o VAR

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório