Começaram os testes do projeto-piloto 'Sweep Energy Storage System' da Toyota, na fábrica da Mazda em Hiroshima. Plataformas de energia de ambos os construtores vão ser ligadas através dos respetivos sistemas de gestão.
O 'Sweep Energy Storage System' "permite ligar e desligar rapidamente o fluxo de energia de cada bateria", independentemente de novas baterias serem ligadas a outras com diferentes capacidades e níveis de degradação.
Os testes, dizem a Mazda e a Toyota, pretendem "contribuir para a construção de um ecossistema de baterias" reutilizadas de veículos elétricos - que permitem contribuir para um abastecimento estável de energia elétrica.
Segundo um comunicado, a Toyota recorre a baterias de veículos elétricos para armazenar energia, enquanto o sistema de geração de energia da Mazda é o único operado por um construtor automóvel no Japão. A integração dos dois sistemas de gestão vai, segundo as empresas, permitir "a verificação de carregamentos e descarregamentos estáveis" e eficientes.
O objetivo é que o sistema de armazenamento seja utilizado, no futuro, "para regular a oferta e a procura de energias renováveis" - que está sujeita a oscilações devido ao período do dia e às condições meteorológicas.
Leia Também: Vendas da Toyota batem recordes até junho. Subida é de 5,5%
Leia Também: Mazda inaugura novo centro de investigação com ênfase no software