Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 24º

Sp. Braga-FC Porto: Última 'cartada' pelo pódio no fecho da cortina

Minhotos e portistas lutam pelo pódio no fecho da I Liga. Arsenalistas podem levar os dragões a caírem para no quarto lugar, naquela que será a pior posição do FC Porto desde há décadas. Sérgio Conceição não estará no banco.

Sp. Braga-FC Porto: Última 'cartada' pelo pódio no fecho da cortina
Notícias ao Minuto

08:01 - 18/05/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

É com um jogo de intensidade alta que a edição 2023/24 da I Liga vai encerrar. Sporting de Braga e FC Porto lutam este sábado pelo terceiro lugar no campeonato, no duelo que encerra o campeonato português na presente temporada.

No Minho, os portistas defendem o terceiro lugar com que entram para esta última batalha. Os dragões têm mais um ponto do que os arsenalistas, que lhes garantirá de imediato a presença na fase de grupos da Liga Europa da próxima temporada, atirando os bracarenses para as pré-eliminatórias.

Caso o Sporting de Braga vença o jogo e atire o FC Porto para fora do pódio, algo que não acontece há várias décadas, os minhotos apenas poderão ir à fase de grupos da segunda competição europeia se, após a final da Taça de Portugal, o Sporting derrotar o FC Porto.

O FC Porto já sabe que não poderá contar com Sérgio Conceição no banco de suplentes, uma vez que o técnico cumpre castigo depois de ter visto um cartão amarelo na receção ao Boavista, o quinto que lhe foi exibido na competição.

Espera-se, por isso, um duelo intenso no Estádio Municipal de Braga, local onde o FC Porto não conquista pontos desde 2019. O duelo entre bracarenses e minhotos acontece a partir das 20h30 deste sábado e terá arbitragem de Nuno Almeida.

Treinadores em discurso direto

Rui Duarte

Estado de espírito: "Saímos de Guimarães [triunfo por 2-1, na jornada anterior, com o segundo golo a chegar nos descontos por Rony Lopes] com um sentimento de poder e de capacidade [muito grandes], pelo que, se não conseguirmos depois de tudo o que fizemos, é uma frustração, obviamente que sim. Gostava de acabar dando esse prémio a todos, principalmente aos jogadores, sócios, staff e administração. Vamos lutar para que isso aconteça, não podemos ter medo."

Expetativas: "É um jogo de tudo ou nada para nós. Lutámos muito para chegar ao último jogo com a possibilidade de lutar pelo terceiro lugar e temos que deixar tudo em campo até à última gota de suor."

FC Porto: "É uma equipa muito forte, joga em qualquer estádio com uma identidade muito forte, assente no que é o seu treinador."

Sérgio Conceição

Última vitória em Braga remonta a 2019: "Se formos ver jogo a jogo, vamos ver que houve incidências que levaram a que isso acontecesse. Estou lembra-me de um jogador que chutou à baliza quando estávamos a ganhar por 2-0 e acabámos por empatar 2-2. Os jogos têm todos a sua história. Em Braga tem sido dentro disso. No campeonato onde temos o recorde de pontos, 91 pontos, também foi o único jogo que perdemos e as coisas também não correram bem a uma terceira equipa nesse jogo. Os jogos são todos diferentes, têm a sua história. Baseio-me no trabalho, não me agarro às estatísticas e ao passado. Temos de olhar exclusivamente o que temos para amanhã e para a equipa que poderá jogar. O Rui pode ter equipa mais ofensiva, se calhar não tanto inicialmente. É o nosso trabalho, e não o que passou. Isso não nos preocupa e não entra na preparação do jogo."

Palavras de Rui Duarte no último jogo: "No FC Porto jogamos sempre finais. Os jogos são todos para ganhar, independentemente da competição e do momento da época. Os jogos são sempre para ganhar três pontos. Um empate basta ao FC Porto para garantir o terceiro lugar e as finais não podem terminar empatadas. É um jogo que decide o 3.º lugar, temos consciência disso. Não é que estejamos mais ou menos motivados em função de estarmos a lutar, como costumamos, pelo primeiro lugar. A motivação é própria de um jogo de futebol. Queremos ficar um lugar acima do que poderá ficar se não ganhar."

Como acha que o jogo se irá resolver? "Desempenho coletivo é mais importante. Se esse desempenho for bom, as individualidades vêm cá para fora. Depois é esperar um momento de grande talento desses jogadores. É por aí."

Últimos resultados:

Sporting de Braga: V-V-D-V-V

FC Porto: V-V-E-V-V

Últimos onzes

Sporting de Braga: Matheus Magalhães, Víctor Gómez , Sikou Niakaté, José Fonte, Cristián Borja, Pizzi, João Moutinho, Rodrigo Zalazar, Ricardo Horta, Bruma, Abel Ruiz.

FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataíde , Zé Pedro, Wendell, Nico González, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Wenderson Galeno, Evanilson

Ausências

Sporting de Braga: (-)

FC Porto: Pepe, Zaidu e Marcano (lesionados).

Leia Também: Do "doidinhos" pela saída ao "anilhado". Sérgio Conceição rejeita "final"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório