Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Sporting-Chaves: Ambiente de festa com leões à espreita da 'dobradinha'

Novos campeões nacionais fecham a I Liga em Alvalade, de olhos nos 90 pontos, precisamente antes da final da Taça de Portugal, frente ao FC Porto.

Sporting-Chaves: Ambiente de festa com leões à espreita da 'dobradinha'
Notícias ao Minuto

08:01 - 18/05/24 por Miguel Simões

Desporto Antevisão

Perspetiva-se um grande ambiente de festa em Alvalade. O Sporting, já com o título de campeão nacional, prepara-se para receber o já despromovido Desportivo de Chaves, com o objetivo de encerrar o campeonato com 90 pontos e aproveitar, assim, o 'embalo' para a final da Taça de Portugal, diante do FC Porto.

Num jogo que será de despedidas para jogadores como Luis Neto e Antonio Adán, o conjunto de Rúben Amorim quer terminar a I Liga em beleza, com 17 triunfos em 17 jornadas disputadas no 'reino' dos leões, perante um adversário que joga apenas pela honra, na tentativa de abandonar a última posição do campeonato - sendo algo que ainda depende do resultado do também já 'condenado' Vizela.

O Sporting já só pensa em mostrar o troféu de campeão nacional ao público de Alvalade, mas também está bem de olho na 'dobradinha', uma vez que, sensivelmente daqui a uma semana, terá de medir forças na disputa da Taça de Portugal, num entusiasmante Clássico frente ao FC Porto, no Estádio do Jamor.

O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental), em Alvalade, com arbitragem de Manuel Oliveira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim

Regresso a Alvalade em festa: "Poucas equipas conseguiram vencer todos os jogos em casa, e é uma marca que esta deixa. Depois, queremos recompensar todo o apoio dos nossos adeptos e tornar a festa mais bonita. A melhor preparação para ganhar o jogo seguinte é ganhar e jogar bem, vamos tentar fazer isso. Aproveitar também este último dia para, por exemplo, nos despedirmos de jogadores muito importantes nesta caminhada. São ciclos que acontecem. O Neto, irá fazer o último jogo em Alvalade. Sobre o Neto, já falei tanto que não vale a pena falar mais da importância dele. O Antonio Adán. É, talvez, a parte mais difícil de ser treinador, e uma das razões para querermos ir para outro sítio, para não tomarmos estas decisões, e eu tomei-a. Alvalade vai despedir-se do Antonio. Temos noção de que só estamos aqui porque fomos campeões no primeiro ano, deu uma estabilidade diferente, e, sem o Antonio, não seríamos campeões".

Último jogo em casa?: "Sou treinador do Sporting, nada mudou. Não posso garantir que amanhã estou vivo. O que o treinador quer é ficar no Sporting, seguir em frente. Já estamos a preparar a próxima época há muito tempo, esse é o foco. A ideia é ficar no Sporting. Estamos a trabalhar para isso".

Onze antecipado: "Vai jogar o Pinto, o Esgaio, o Neto, o Coates, o Inácio, o Nuno Santos, o Morita, o Hjulmand, o Victor [Gyokeres], o Trincão e o Pote. Vai ser a equipa de amanhã. O Antonio [Adán] não pode jogar, está lesionado. O que quero é que as pessoas tenham um momento de acordo com a importância que tiveram no clube. Quero que toda a gente se despeça deles e que saiba que estamos muito agradecidos ao que fizeram".

Moreno Teixeira:

Análise ao campeão Sporting: "Querem chegar aos 90 pontos, querem bater o recorde de golos marcados, tudo isto faz-nos perceber que vamos defrontar um Sporting igual àquilo que foi ao longo do ano, a melhor equipa do nosso campeonato, um justo campeão e, por aí, percebemos que vamos ter dificuldades".

Representar um clube como o Desportivo de Chaves: "Temos um peso, representamos uma região, um clube com pessoas fantásticas, repito isto, profissionais fantásticos, que não deixam que nos falte nada. Por isto, mais do que essa questão de podermos subir um lugar [na tabela], que também é importante, temos de nos apresentar em Alvalade com todo o rigor, com todo o profissionalismo".

Futuro rumo à II Liga?: "O meu futuro, a minha preocupação, é o jogo de amanhã [sábado], depois disso, haverá novidades, certamente. O meu contrato nunca foi problema, sabendo que existiu muita desconfiança em relação ao que a equipa técnica pode fazer, em função dos resultados ao longo do ano, mesmo eu desconfio daquilo que foi feito, é normal nestes contextos de descida de divisão. É desta forma, séria, frontal, que irei ter a conversa que acho que devo ter com os responsáveis".

Últimos resultados

Sporting: V-V-E-V-V

Desportivo de Chaves: D-D-D-E-V

Últimos onzes

Sporting: Diogo Pinto, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Daniel Bragança, Matheus Reis, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.

Desportivo de Chaves: Rodrigo Moura, João Correia, Ygor Nogueira, Vasco Fernandes, Sandro Cruz, Kelechi Nwakali, Dário Essugo, Raphael Guzzo, Rúben Ribeiro, Leandro Sanca e Héctor Hernández.

Ausências

Sporting:´Franco Israel, Geny Catamo e Jeremiah St. Juste (lesionados).

Desportivo de Chaves: Pedro Pinho e Carraça (em dúvida).

Leia Também: Das despedidas ao futuro no Sporting. Tudo o que disse Rúben Amorim

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório