Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 22º

Ativistas climáticos ocuparam a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ação pretende reivindicar um "cessar-fogo imediato e o fim ao fóssil até 2030".

Notícias ao Minuto

09:06 - 18/05/24 por Notícias ao Minuto

País Ativismo

Estudantes do movimento 'Fim ao Genocídio, Fim ao Fóssil' barricaram-se, na manhã deste sábado, no interior de um dos edifícios da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa para reivindicar um "cessar-fogo imediato e o fim ao fóssil até 2030".

Num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o grupo avança que "esta ação surge no contexto de um levantamento estudantil que teve início nos Estados Unidos e que se espalhou para o resto do mundo".

"Várias escolas estão já ocupadas com o mote 'End Fossil, End Genocide'. Este movimento estudantil reivindica ao Governo a defesa de um cessar-fogo imediato e incondicional e um plano que ponha fim ao uso de combustíveis fósseis até 2030 em Portugal", pode ler-se. 

"Somos um movimento estudantil que, assim como muitos no passado, luta contra um sistema que está a falhar. No passado, movimentos estudantis reivindicaram o seu futuro e um fim ao colonialismo. Estamos a fazer o mesmo", afirma Beatriz Xavier, porta-voz da ação. "Fazemo-lo nas nossas escolas por serem, também historicamente, os espaços de luta do movimento estudantil e porque nos dizem que é aqui que nos devemos preparar para o futuro. Também é isso que estamos a fazer", acrescenta. 

Os estudantes abriram também uma faixa onde se lê "Deixa-te de fitas, Queima o Imperialismo", fazendo alusão à cerimónia da queima das fitas que se realiza hoje na mesma faculdade e ao que acontece ao mesmo tempo, na faixa de Gaza.

Note-se que cerca de 20 estudantes do movimento Fim ao Fóssil ocuparam, na manhã desta sexta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo obrigado à intervenção da Guarda Nacional Republicana (GNR). 

Leia Também: Ativistas ocupam Ministério dos Negócios Estrangeiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório