Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 22º

Euro sub-17: Portugal é candidato com concorrência de campeões europeus

A seleção portuguesa de futebol de sub-17 enfrenta o Europeu da categoria num grupo de forte concorrência, com Espanha, recordista de títulos na competição, Inglaterra e França, todos antigos campeões.

Euro sub-17: Portugal é candidato com concorrência de campeões europeus
Notícias ao Minuto

10:04 - 18/05/24 por Lusa

Desporto Europeu sub-17

O Grupo D do Europeu, que decorre entre 20 de maio e 05 de junho no Chipre, reúne quatro campeões europeus a lutarem por duas vagas, destinadas aos dois primeiros classificados, para os quartos de final, numa edição sem a campeã europeia, a Alemanha.

Portugal foi, aliás, determinante na eliminação dos germânicos, ao vencer na terceira e última jornada na ronda de elite, deixando o campeão europeu em terceiro do seu grupo, atrás da Croácia, e fora da corrida.

No Chipre, a seleção treinada por João Santos pode assumir que é uma das favoritas depois de um apuramento sem mácula, com um registo 100% vitorioso na primeira fase de grupos e, depois, na ronda de elite.

Na primeira fase, a equipa venceu a Albânia, Montenegro e República Checa, com um total de 11 golos marcados e um sofrido, e na seguinte a República da Irlanda, a Croácia e a Alemanha, com um saldo total de 10 marcados e três sofridos.

Um percurso a dar muito bons indicadores ao selecionador João Santos, que durante a campanha, entre novembro de 2023 e depois em março de 2024, viu brilhar o avançado Gabriel Silva, o melhor marcador da equipa, com seis golos, em seis jogos.

Além de Gabriel Silva, o médio Rodrigo Mora e o avançado Geovany Quenda também são jogadores a ter em conta, numa competição em que podem capitalizar uma maior projeção, à semelhança do que outros fizeram ao longo da história dos campeonatos.

Entre os adversários, a Espanha, nove vezes campeã, seis das quais quando o torneio ainda se disputava como escalão de sub-16, também pode contar com alguns trunfos, depois de ter saído do apuramento com o segundo melhor ataque (26 golos em seis jogos).

Melhor do que a Espanha, só a Inglaterra (29 golos), também adversária de Portugal, enquanto a França, tal como Portugal, é a única seleção que nos seis jogos não perdeu qualquer um, embora os gauleses tenham dois empates e a seleção das 'quinas' um pleno de vitórias.

A seleção lusa chega ao Europeu à procura do que seria o seu sétimo título na categoria, com dois conquistados após 2002, já em sub-17, e quatro no Europeu que ocupa o calendário e era para os sub-16.

Portugal conta no currículo com dois títulos de campeão de sub-17, em 2003 e 2016, depois de já ter conquistado outros quatro troféus, em 1989, 1995, 1996 e 2000, quando a competição era ainda limitada a jovens atletas até aos 16 anos, algo que ocorreu até 2001.

Diogo Costa (FC Porto), Diogo Dalot (Manchester United), Florentino (Benfica) ou Rafael Leão (AC Milan) são alguns dos nomes que se projetaram na última conquista de Portugal, em 2016, numa final ganha nas grandes penalidades frente à Espanha.

No Chipre, a equipa portuguesa inicia a competição do Grupo D precisamente diante da Espanha, em 21 de maio, em Áquena, seguindo-se jogos com Inglaterra, em 24, e França, em 27, ambos agendados para Larnaca.

A competição conta ainda com Chipre, Ucrânia, República Checa e Sérvia (grupo A), Dinamarca, Croácia, Áustria e País de Gales (grupo B), e Itália, Suécia, Eslováquia e Polónia (grupo C).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório