Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Um alimento para cada problema de pele

A pele é o maior espelho da saúde de uma pessoa e do tipo de alimentação que faz diariamente.

Um alimento para cada problema de pele
Notícias ao Minuto

18:20 - 21/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

Se uma má alimentação é capaz de arruinar a saúde e o aspeto da pele, determinados alimentos conseguem ser um autêntico elixir para uma pele bonita, hidratada e saudável.

E é isso que Jolene Hart, autor do livro ‘Comida Bonita: Nutrição para uma beleza interna e externa’, explica num recente artigo assinado na revista Shape. Segundo este especialista, existem alimentos capazes de tratar – ou pelo menos atenuar – alguns dos problemas cutâneos mais comuns.

É o que acontece com as sementes de abóbora, as lentilhas e o grão-de-bico, três aliados na luta contra a acne, uma vez que o poder anti-inflamatório que portam é capaz de neutralizar o crescimento das bactérias responsáveis pelo aparecimento da acne. O café, o açúcar e os lacticínios são de evitar, principalmente quando este problema de pele está num estado já avançado.

Na luta contra as rugas – que embora não devam ser vistas como um problema de pele podem, porém, causar desconforto quando aparecem demasiado cedo – nada melhor do que apostar nas especiarias, diz o especialista. O gengibre e o açafrão são dois dos melhores ‘amigos anti-envelhecimento’ que podem ser adicionados à alimentação.

No caso da pele baça e sem brilho – resultantes, muitas vezes, de uma alimentação pobre em nutriente mas rica em hidratos de carbono – o melhor é criar uma rotina matinal e que inclua a ingestão de um copo de água morna com limão. Esta bebida consegue limpar e estimular o organismo e também estabilizar o pH.

A falta de pigmentação é outro dos problemas que pode resultar de uma alimentação fraca. Para combater esta condição, Jolene Hart recomenda a ingestão de tomate, rico em “licopeno, um antioxidante que protege contra os danos causados pelo sol e pode ajudar a prevenir o aparecimento de sardas e da descoloração da pele”.

As gorduras saudáveis, como o abacate, os frutos secos e o azeite ajudam a combater a pele seca, lê-se na revista.Já os cogumelos Shiitake e as castanhas do Pará (ou castanhas do Brasil) podem ajudar a combater a pele flácida, muitas vezes causadora de rugas precoces. Estes alimentos repõem os níveis de elasticidade e quando aliados a alimentos ricos em vitamina C – como o kiwi, o pimento e laranja – proporcionam os resultados desejados, uma vez que a produção de colagénio é estimulada.

No caso de eczemas, as sementes de cânhamo são a melhor opção, devido ao elevado nível de GLA, um ácido gordo ómega-6 que consegue reduzir a inflamação e ajudar a aliviar o eczema.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório