Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

EUA com recompensa por informações sobre informáticos ligados a Pyongyang

O Departamento de Estado norte-americano anunciou hoje uma recompensa de cinco milhões de dólares (quase 4,6 milhões de euros) por informações que possibilitem localizar um grupo de informáticos ligados ao governo norte-coreano.

EUA com recompensa por informações sobre informáticos ligados a Pyongyang
Notícias ao Minuto

23:22 - 16/05/24 por Lusa

Tech Estados Unidos

O organismo pretende localizar os informáticos que usam os pseudónimos Jiho Han, Chunji Jin e Haoran Xu, bem como do seu chefe Zhonghua e que obtiveram empregos "ilícitos" em regime de teletrabalho através das identidades reais de mais de 60 norte-americanos.

Os trabalhadores estão ligados ao Departamento da Indústria de Munições da Coreia do Norte, "que supervisiona o desenvolvimento de mísseis balísticos, a produção de armas e os programas de investigação e desenvolvimento", segundo o Departamento de Estado.

Segundo a mesma fonte, entre outubro de 2020 e outubro de 2023, os três informáticos procurados contaram com o apoio da norte-americana Christina Chapman na obtenção dos trabalhos à distância como programadores de software e aplicações para empresas de vários setores e indústrias.

Os informáticos ainda tentaram, sem sucesso, arranjar emprego em duas agências governamentais.

Chapman ajudou os norte-coreanos a adquirirem identidades de cidadãos norte-americanos e manteve os computadores portáteis dados aos trabalhadores pelas empresas norte-americanas para dar a impressão de que estavam no país.

A mulher ajudou-os ainda a ligarem-se remotamente às redes de Internet das empresas e a "branquear os lucros do esquema recebendo, processando e distribuindo cheques de pagamento de empresas norte-americanas a esses trabalhadores", segundo o Departamento de Estado.

De acordo com o Departamento de Estado, o esquema gerou pelo menos 6,8 milhões de dólares (6,2 milhões de euros) para o governo norte-coreano.

Leia Também: EUA aplicam sanções a russos por negócios de armas com a Coreia do Norte

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório