Afinal o dia G será amanhã, sábado, e não esta sexta-feira, como inicialmente estaria previsto. Depois de autorizar o goleador sueco a apresentar-se no final desta semana, quando até era esperado na passada segunda-feira em Alcochete, a direção leonina decidiu dar mais um dia a Gyokeres para se apresentar, de uma vez por todas, na Academia Cristiano Ronaldo, mas o avançado sueco vai manter-se firme na sua posição de protesto e não irá comparecer, avança o jornalista Ben Jacobs.
Gyokeres foi avisado, já durante esta manhã, que tem de se apresentar obrigatoriamente amanhã nos trabalhos de pré-temporada do Sporting, que irá partir para estágio para Lagos, no Algarve. No entanto, o jogador de 27 anos continua a recusar a ideia de integrar a pré-época dos leões e vai avançar para uma greve para forçar a sua transferência para o Arsenal.
Por seu lado, a direção do Sporting ainda não considera que Gyokeres esteja em incumprimento e apenas avançará com uma ação mais musculada amanhã, sábado, caso se confirme mesmo a ausência do goleador de serviço das últimas duas épocas.
Understand Sporting have told Gyökeres this morning they expect him back at training tomorrow, but the Swedish striker is refusing. Urgency to resolve the situation quickly now from all sides.🇸🇪 https://t.co/ZWOqMq6FgC
— Ben Jacobs (@JacobsBen) July 11, 2025
A estrutura liderada por Frederico Varandas deverá aplicar uma multa a Gyokeres por não se apresentar e no horizonte também já começa a surgir um cenário de... rescisão de contrato. Tudo isto por conta da vontade de Gyokeres em assinar pelo Arsenal.
"Houve já outros casos em que a cessação [de contrato] foi considerada ilícita, mas que - apesar disso - puderam celebrar novo contrato de trabalho e começar logo a jogar por outros clubes, é o que acontecerá neste caso. Veem premiada uma cessação ilícita e só mais tarde se apurará o valor da indemnização", começou por dizer.
"O risco é que o apuramento dos danos pode dar um valor até ser superior ao valor da cláusula [100 milhões de euros]. O valor pode, no entanto, ser atenuado com as alegadas promessas de saída feitas por um valor abaixo da clausula de rescisão", explicou Lúcio Correia.
Recorde-se que o Arsenal tem negociado com o Sporting a transferência de Viktor Gyokeres, mas tarda em conseguir chegar a um acordo com os leões, sendo que por esta altura as partes estão separadas por 'apenas' cinco milhões de euros. Resta, agora, saber se a greve de Gyokeres - que arrancará, de forma oficial, amanhã - terá o efeito desejado pelo sueco ou se irá fazer cair as negociações.
Rui Borges com dois reforços garantidos
Ao contrário de Gyokeres, o regresso de jovens internacionais Geovany Quenda (Portugal) e Conrad Harder (Dinamarca) está garantido para sábado, depois de ambos terem estado no Campeonato da Europa de sub-21, ao serviço das respetivas seleções.
Quenda e Harder serão os integrados de imediato nos trabalhos do Sporting e vão seguir para o estágio no Algarve.
Leia Também: Gyokeres rescinde com Sporting para rumar ao Arsenal? É possível, mas...