Powered bySolverde
Disclaimer

Dia G em Alcochete. Greve de Viktor Gyokeres abre "guerra" no Sporting?

Avançado sueco é esperado esta sexta-feira na Academia Cristiano Ronaldo, para integrar os trabalhos de pré-temporada, mas já terá informado Frederico Varandas que não vai comparecer em Alcochete, uma vez que quer ver fechada a sua transferência para o Arsenal. Recorde esta longa novela.

LISBON, PORTUGAL - MAY 25: Viktor Gyokeres of Sporting looks on during the Portuguese Cup final match between SL Benfica and Sporting CP at Estadio Nacional do Jamor on May 25, 2025 in Lisbon, Portugal. (Photo by Maciej Rogowski/Eurasia Sport Images/Getty

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
11/07/2025 06:50 ‧ ontem por Francisco Amaral Santos

Desporto

Mercado de Transferências

Esta sexta-feira a 'novela' em torno do futuro de Viktor Gyokeres pode ganhar um novo e impactante capítulo. O avançado sueco é esperado na Academia Cristiano Ronaldo, para integrar os trabalhos de pré-época do Sporting, mas não deverá comparecer em Alcochete, por conta do desejo de querer sair este verão e assinar pelo Arsenal. 

 

Gyokeres foi autorizado pela direção dos leões a apresentar-se até ao dia de hoje, tal como Geovany Quenda e Conrad Harder, que estiveram ao serviço de Portugal e Dinamarca, respetivamente, no Campeonato da Europa de sub-21, mas já terá avisado Frederico Varandas que não irá aparecer em forma de protesto por conta da intransigência expressada pelo Sporting nas negociações com o Arsenal. 

O presidente do Sporting apenas admite vender o internacional sueco de 27 anos por 70 milhões de euros fixos, fasquia que o conjunto inglês tarda a alcançar, em negociações que se arrastam há várias semanas e que já motivaram troca de 'farpas'. 

"Gyokeres já informou Varandas. Está pronto para abrir uma guerra"

Avançado sueco quer jogar no Arsenal e não vai comparecer nos trabalhos de pré-temporada do Sporting, onde é esperado até amanhã, sexta-feira. Fabrizio Romano garante que Arsenal ainda não desistiu de Gyokeres.

Francisco Amaral Santos | 16:31 - 10/07/2025

Um pacto que nunca existiu, segundo Varandas 

Na causa da insatisfação de Gyokeres, que até se sentirá traído pelo Sporting, está o facto de Frederico Varandas ter desmentido publicamente a existência de um pacto feito com o seu empresário Hasan Cetinkaya, garantindo ainda não iria ceder a "chantagem e ameaças". 

"O agente pediu para fixar o valor nos 60 milhões de euros e eu disse-lhe a seguinte frase: 'Eu não sei o que vai acontecer daqui a um ano, não sei se o Viktor tem uma lesão grave que não permita vender, pode fazer uma época dececionante, até porque se vai estrear na Liga dos Campeões'. Não vale a pena estarmos a fixar os 60 milhões", explicava Varandas, aos jornalistas, há precisamente um mês, a 11 de junho

O presidente do Sporting admitia, portanto, que não iria pedir o valor da cláusula de rescisão, de 100 milhões de euros, mas que avisava, ao mesmo tempo, que não iria aceitar ofertas de 60 milhões de euros, ao contrário do que os responsáveis do Arsenal estavam convencidos. Varandas sublinhou a intenção semanas depois, desta vez de forma ainda mais taxativa. 

"Não vou dizer o valor, mas posso dizer que foi transmitido ao agente e o jogador sabe. Posso garantir, com a certeza absoluta, que o Viktor não vai sair por 60+10 [milhões de euros]. Isto não é querer ganhar algo negocial. Não sai. Rigorosamente, não sai", vincava o líder máximo dos leões a 29 de junho. 

Gyokeres prepara greve... e "guerra" 

No meio disto tudo, foram saindo notícias, principalmente através de Fabrizio Romano, jornalista italiano e especialista de mercado, que Viktor Gyokeres estará cada vez mais furioso com a postura de Varandas e os constantes recados do presidente em praça pública. 

O sueco chegou a recorrer às redes sociais, a 12 de junho - ou seja, três dias após a primeira declaração do presidente do Sporting - prometendo falar "no tempo certo", algo que até poderá acontecer já amanhã. O L'Équipe publicou, na última terça-feira, um excerto de uma entrevista com Gyokeres, no qual o ainda jogador do Sporting recorda a saída de Ruben Amorim para o Manchester United, e a mesma entrevista vai ser publicada na íntegra já amanhã, sábado. Muito provavelmente, Gyokeres vai abordar a situação atual e poderá abrir caminho a uma... "guerra". 

"Guerra" foi o termo usado ontem, quinta-feira, por Fabrizio Romano para descrever a determinação de Gyokeres em forçar a transferência para o Arsenal, preparando-se para iniciar uma greve, que inclui não treinar nem jogar pelo Sporting até que seja vendido. 

"Depois de abdicar de dois milhões de euros em salários para que os mesmos possam ser utilizados no montante da transferência, Gyokeres continua a pressionar. Não vai aparecer nos treinos e não vai voltar a jogar pelo Sporting. Está pronto para abrir uma guerra para ir para o Arsenal", explicou o jornalista italiano. 

Falta de acordo entre Sporting e Arsenal leva Gyokeres a pensar em Amorim

Falta de acordo entre Sporting e Arsenal leva Gyokeres a pensar em Amorim

Avançado sueco desespera por sair dos leões e já admite olhar para o Manchester United, clube que, no entanto, nunca estabeleceu qualquer contacto mais formal junto do Sporting. Próximos dias prometem trazer novidades.

Francisco Amaral Santos | 18:49 - 10/07/2025

Varandas desvalorizou eventual greve 

Aquando confrontado com a possível greve de Gyokeres no regresso ao trabalho, ainda em junho, Frederico Varandas desvalorizou o tema e disse ser conhecedor dos "dramas de mercado".

"Estou no Sporting quase há 20 anos, já passei por inúmeros dramas de mercado, isto é uma novela, que vende capas: ameaças, greves... O fecho de mercado é cura para todos os males, por isso jogadores contrariados não é um problema nesta fase. O Viktor ficando, e tem três anos de contrato, ficaremos muito contentes e será sempre um problema para os nossos adversários", vincou Varandas. 

Resta, agora, perceber o que vai acontecer de facto nesta sexta-feira e se o "drama" em torno da saída de Gyokeres passará a "guerra" no Sporting ou se o fecho de mercado é mesmo "a cura para todos os males". 

Bruno de Carvalho e a 'novela Gyokeres':

Bruno de Carvalho e a 'novela Gyokeres': "Confiem no Frederico Varandas"

Antigo presidente do Sporting esteve à conversa com o Desporto ao Minuto, deixando ainda um 'recado' ao goleador sueco, em jeito de defesa ao posicionamento do líder máximo dos leões.

Miguel Simões | 07:04 - 18/06/2025

Leia Também: Ingleses revelam os milhões que separam Arsenal e Sporting por Gyokeres

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Amiga de Diogo Jota e Rute: "Não é sobre esquecer, é sobre honrar"

Diogo Jota

Amiga de Diogo Jota e Rute: "Não é sobre esquecer, é sobre honrar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas