Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Fachada da Assembleia da República ilumina-se com as cores LGBTQI+

A iniciativa surge na véspera do Dia Nacional contra a Homofobia e a Transfobia.

Fachada da Assembleia da República ilumina-se com as cores LGBTQI+
Notícias ao Minuto

23:43 - 16/05/24 por Notícias ao Minuto

Política Assembleia da República

A fachada da Assembleia da República encontra-se, esta quinta-feira, iluminada com as cores da bandeira arco-íris. O objetivo é "assinalar a luta contra o preconceito e a defesa dos direitos de pessoas LGBTQI+".

A iniciativa surge na véspera do Dia Nacional contra a Homofobia e a Transfobia, que foi consagrado pela Assembleia da República, em 2015, "refletindo o empenho do Parlamento em cumprir os compromissos nacionais e internacionais de combate à discriminação homofóbica e transfóbica".

A medida foi proposta pelo Bloco de Esquerda (BE) e, segundo o Público, apenas o Chega e o CDS se opuseram. Numa carta enviada ao presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, o líder do grupo parlamentar do BE, Fabian Figueiredo, propôs que o Palácio de São Bento fosse iluminado com as cores do arco-íris, à semelhança do que aconteceu no ano passado.

Na rede social X (antigo Twitter), o BE descreveu a iniciativa como "um sinal da exigência democrática por igualdade", que "marca a vontade de tanta gente em defender os direitos conquistados pelas pessoas LGBTQI+ e a vontade de lutar por igualdade plena, não só na lei como na vida".

"O Bloco de Esquerda não recua no seu compromisso com o avanço da liberdade e da igualdade para todas as pessoas", afirmou ainda o partido.

Leia Também: UE denuncia estigmatização de LGBTI e promove luta contra desigualdade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório