Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

"Este é o momento de tentar dar tranquilidade às pessoas"

Especialista em Saúde Pública Internacional analisou esta nova fase da pandemia.

"Este é o momento de tentar dar tranquilidade às pessoas"
Notícias ao Minuto

00:07 - 20/07/21 por Notícias ao Minuto

País Tiago Correia

Tiago Correia, especialista em Saúde Pública Internacional, explicou, esta segunda-feira, na SIC Notícias, que “entramos numa nova fase” e que, por isso, “ninguém sabe ao certo quais são os próximos capítulos deste longo livro que temos vivido e que se chama pandemia”.

Em comentário ao levantamento de todas as restrições no Reino Unido, apesar do aumento dos casos de Covid-19, o especialista recordou que a “incerteza é normal”.

“Temos de compreender que a incerteza faz parte deste processo e isso não é um problema. As pessoas sempre que ouvirem uma mensagem muito certa sobre o que vai acontecer, devem desconfiar”, vincou, lembrando que “o vírus não vai desaparecer”.

“Vamos ter de fazer muitas tentativas e erros. Não podemos perder é o rastreio do vírus”, salientou ainda.

Sobre o caso Reino Unido em concreto, Tiago Correia explicou que os decisores políticos “atiraram para a população a responsabilidade do risco a que querem estar sujeitas”.

Para Portugal, defendeu o especialista, esta experiência do Reino Unido será positiva, pois “vamos ver o exemplo concreto”, ou seja, os efeitos da medida, daqui a 15 dias.

O necessário neste momento é, segundo o mesmo, perceber se as pessoas vacinadas estão a ser reinfetadas, se estão a ser hospitalizadas nos Cuidados Intensivos e o grau da doença nos mais jovens.

"Este é o momento de tentar dar normalidade às pessoas", atirou.

Recorde-se que o Reino Unido acabou com a obrigatoriedade do uso de máscara, assim como o distanciamento físico e os limites de pessoas em espaços exteriores ou fechados.

As recomendações do governo britânico é que apenas nos transportes públicos continuem a ser seguidas as medidas de prevenção.

Leia Também: AO MINUTO: Planeamento da vacinação não inclui CureVac e Novavax

Recomendados para si

;
Campo obrigatório