Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Renault aposta em mini-bus autónomos. Versão experimental em ação

Grupo Renault está a desenvolver uma plataforma de pequenos autocarros elétricos, robotizados e pré-equipados, que acolherá diversas soluções de automatização de parceiros especializados.

Renault aposta em mini-bus autónomos. Versão experimental em ação
Notícias ao Minuto

10:17 - 16/05/24 por Notícias ao Minuto

Auto Renault

O Grupo Renault definiu a sua estratégia de veículos autónomos, separando as expectativas dos veículos individuais, das necessidades dos transportes públicos. 

A aposta mais recente do fabricantes francês é a mobilidade sustentável e autónoma e perante este objetivo está a desenvolver uma plataforma para pequenos autocarros elétricos, robotizados e pré-equipados, que acolherá diversas soluções de automatização de parceiros especializados.

Os mini-autocarros autónomos poderão funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma segura, e constituem uma alternativa amiga do ambiente e um complemento eficaz às soluções existentes como comboio, elétrico ou autocarro.

Escreve a Renault que os custos adicionais da robotização e da automatização podem ser compensados pela ausência de condutores. Estes mini-autocarros vão estar disponíveis num serviço experimental durante o torneio de ténis do Grand Slam, Roland Garros, que decorre de 26 de maio a 9 de junho. Para segurança de todos os envolvidos, será necessário um sistema de supervisão à distância para operar esta frota de veículos.

"O Grupo Renault está a avançar na implementação da sua estratégia de veículos autónomos. Assim, graças às nossas experiências e aos nossos parceiros, os melhores nos seus domínios, estaremos em condições, muito antes do final desta década, de propor uma gama muito pertinente de mini-autocarros autónomos e com baixas emissões de carbono para responder às necessidades crescentes das regiões", afirmou Gilles Le Borgne, diretor de tecnologia (CTO) do Grupo Renault.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório