Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Vencedores dos PLAY- Prémios da Música Portuguesa são conhecidos hoje

Os vencedores dos PLAY -- Prémios da Música Portuguesa são anunciados hoje à noite numa cerimónia em Lisboa, que inclui atuações de, entre outros, Diogo Piçarra e Pedro Abrunhosa, SYRO e Bispo, e D.A.M.A com Buba Espinho.

Vencedores dos PLAY- Prémios da Música Portuguesa são conhecidos hoje
Notícias ao Minuto

06:27 - 16/05/24 por Lusa

Cultura Play

Os músicos Slow J e Pedro Mafama, com três indicações cada, são os mais nomeados na 6.ª edição dos PLAY, promovidos pela Audiogest - Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos e pela GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas, em parceria com a RTP e a Vodafone.

A cerimónia de entrega dos prémios, que decorre no Coliseu dos Recreios e será apresentada por Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves, tem início às 21:00 de Lisboa e pode ser acompanhada em direto na RTP1, RTP Internacional, RTP África, RTP Play e Antena 1.

Slow J e Pedro Mafama competem na categoria de Canção do Ano - com 'Where U @' e 'Preço Certo', respetivamente - e Melhor Artista Masculino.

Além disso, Slow J está ainda nomeado na categoria Álbum do Ano, com 'Afro Fado', e Pedro Mafama na de Melhor Videoclipe, com 'Estrada', realizado por André Caniços.

Na categoria de Canção do Ano, cujo vencedor é escolhido pelo público, além de Slow J e Pedro Mafama, estão também nomeados Ivandro, com 'Chakras', tema que conta com a participação de Julinho KSD, Bárbara Tinoco, com 'Chamada não atendida', Bárbara Bandeira, com o dueto com Ivandro 'Como tu', e Nuno Ribeiro, Calema e Mariza, com 'Maria Joana'.

Os Calema estão, com os D.A.M.A., os Os Quatro e Meia e os Wet Bed Gang nomeados na categoria de Melhor Grupo.

Pelo PLAY de Melhor Artista Masculino, além de Slow J e Pedro Mafama, competem também Ivandro e T-Rex.

Indicados para o PLAY de Melhor Álbum estão, além de 'Afro Fado', de Slow J, 'Cor d'Água', de T-Rex, 'Portuguesa', de Carminho, e "Vida", de Jorge Palma.

Carminho é uma das nomeadas ao PLAY de Melhor Artista Feminina. Além da fadista, competem também pelo prémio A Garota Não, Ana Moura e Bárbara Bandeira.

Para o PLAY de Melhor Videoclipe estão também nomeados, além de 'Estrada' de Pedro Mafama, estão indicados 'Escura noite', de Peculiar e realizado por Maria Beatriz Castelo, 'Fim do Nada', de Mizzy Miles, com T-Rex e Zara G, realizado por XZ, e 'Ressaca Bailada', dos Expresso Transatlântico e realizado por Sebastião Varela.

Os Expresso Transatlântico competem também na categoria de Artista Revelação, para qual estão nomeados ainda Ana Lua Caiano, Jüra e LEO2745.

Este ano foi criada uma categoria: Prémio Música Ligeira e Popular, na qual competem Zé Amaro, com o tema 'Meu coração de cowboy apaixonado', Sons do Minho, com 'Recomeçar', Bandalusa, com 'Sapato apertado', e José Malhoa, com 'Vamos ò baile'.

Na 6.ª edição dos PLAY são ainda atribuídos os Prémio Lusofonia, Melhor Álbum de Fado, Melhor Álbum Jazz, Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita, Carreira e Crítica.

Os dois últimos não têm nomeados e são atribuídos pelos promotores dos prémios PLAY (Prémio Carreira) e por um painel de jornalistas da área da música (Prémio da Crítica).

Leia Também: Eurovisão defende decisão de expulsar Joost: "Clara violação das regras"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório