Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Projeto junta artistas de rua no Braço de Prata. Concertos são gratuitos

Espetáculos realizam-se entre 2 de junho e 30 de junho, em Lisboa. Além de músicos portugueses, há vários de outras nacionalidades.

Projeto junta artistas de rua no Braço de Prata. Concertos são gratuitos
Notícias ao Minuto

10:37 - 16/05/24 por Natacha Nunes Costa

Cultura Música

BB King, Ed Sheeran, Tracy Chapman, a banda Maneskin e Sheryl Crow são apenas alguns dos artistas de renome que começaram a sua carreira a tocar na rua. Em Portugal, são vários os músicos a atuar em diferentes ruas do país e a produzir ótimas canções, com letras densas e ritmos variados.

Entre eles, não estão só portugueses. Há brasileiros, italianos, ingleses e de outras partes do mundo que movimentam o 'underground' da cidade de Lisboa e não só.

Foi a pensar nesses músicos cantautores que tocam nas ruas da capital que surgiu o projeto, aprovado pela DGArtes, intitulado 'Cantautores – Músicas e Músicos de Rua', que irá registar o repertório autoral de dez artistas numa série documental e em 10 concertos individuais que terão lugar no Centro Cultural Fábrica Braço de Prata, de 2 a 30 de junho, com entrada gratuita.

Do documentário irão constar entrevistas a cada um dos artistas sobre as suas obras, a sua história nas ruas, o seu trajeto musical, imagens de algumas apresentações na rua e ainda o concerto que cada um vai dar no Centro Cultural Braço de Prata.

A série será disponibilizada, posteriormente, num canal de Youtube para que todas as pessoas possam ver e para que estes músicos tenham um registo para a posterioridade, assim como para os ajudar a divulgar as suas obras.

Além disso os concertos vão estar reunidos num vinil a ser lançado no final de 2024.

Datas e horários dos concertos

Os concertos estão marcados para as 19 e 20h30. No dia 2 de junho poderá ouvir Duda Laurent, que "canta o mar", segundo a organização, com influência bossa nova, jazz e samba. E Rodrigo Augusto Ribeiro, cantor e compositor brasileiro, com amplo repertório e trajetória na música. O artista possui um estilo bastante próprio e singular e além das suas próprias músicas vai reinterpretar grandes obras da música brasileira de Tom Jobim, Chico Buarque, Pixinguinha, entre outros.

Notícias ao Minuto Cartaz dos concertos© Cantautores

Já no dia 9 de junho, poderá ouvir os sons da italiana MAD-A, que transitam entre as raízes do blues mais antigo e os ramos livres da psicodelia, fluindo entre as manias mais punk, e de Gabriel Pepe, compositor português, multi-instrumentista e letrista de raiz popular, cujo repertório cruza o Folk Progressivo, a Canção de Intervenção Portuguesa e o Tropicalismo.

A 16 de junho é a vez de Julio Brechó e Vasco Ribeiro subirem a palco. Julio trabalha como músico, ator, produtor e técnico de som e iluminação entre o Brasil, Amesterdão e Lisboa. Já Vasco é um cantautor, compositor e artista português que foca as suas criações na música popular portuguesa e no cancioneiro português, passando ainda pelo rock, jazz, folk moderno e música popular brasileira.

A 23 de junho atuam João Priolli, músico, compositor, produtor musical e videomaker brasileiro, mais virado para o rock e post-rock, e Carolina Zingler, guitarrista, compositora, cantora e pesquisadora de sonoridades. Apesar de tocar na rua, a artista brasileira já tem cinco discos gravados e, em 2020, lançou um documentário que conta a sua história como artista de rua, 'Take my soul to fly'.

Por fim, sobem ao palco a 30 de junho Pedro Gaia, cantor, guitarrista e compositor proveniente de São Paulo, com estudo de flamenco em Espanha, e Gabriel Selvage, vencedor do Prémio Açorianos de Música na categoria Melhor Interprete Instrumental em 2018 e com um disco que produziu e arranjou indicado ao Latin Grammy 2021, raz na essência da sua música o amor pela terra e a mistura folclórica.

Além dos concertos, da produção do documentário e do vinil, o projeto Cantautores vai oferecer aos 10 bolsas de estudo para curso de formação para iniciantes em canto popular e guitarra clássica para alunos de Marvila.

Leia Também: Dia Internacional e Noite dos Museus com centenas atividades no país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório