Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

CR7 mais 25. Quem vai e quem sonha estar na lista de Portugal para o Euro

Roberto Martínez dirige-se aos portugueses já na próxima terça-feira para anunciar a convocatória.

CR7 mais 25. Quem vai e quem sonha estar na lista de Portugal para o Euro
Notícias ao Minuto

07:33 - 16/05/24 por Miguel Simões

Desporto Euro 2024

Faltam apenas cinco dias para que seja conhecida a convocatória de Portugal para o Campeonato da Europa de 2024, na Alemanha, entre os dias 14 de junho e 14 de julho, pelo que já se começam a traçar possíveis 'desenhos' de Roberto Martínez quanto à escolha dos 26 jogadores (anteriormente, o limite era de 23).

Não antevendo qualquer cenário de lesão face ao leque de opções observadas pelo selecionador nacional, há nomes que parecem estar quase certos na próxima convocatória e outros que oscilam entre a dúvida e o sonho, sendo que ainda há uma curta lista de jogadores que dificilmente (para não dizer que é impossível) terão lugar no Euro'2024.

Cristiano Ronaldo é, indiscutivelmente, um dos jogadores que fará parte da 'carruagem' montada por Roberto Martínez, aos quais se juntam outros internacionais lusos largamente utilizados pelo treinador espanhol desde que se estreou na equipa das quinas, em março de 2023.

Notícias ao Minuto Portugal pretende corrigir a desilusão provocada pela eliminação nos 'quartos' do Mundial do Qatar, diante de Marrocos, com a ambição de, desta vez num Europeu, repetir o feito de 2016. © Getty Images  

Quem está (praticamente) certo?

Começando pela baliza, Diogo Costa e Rui Patrício serão, à partida, apostas óbvias para o Euro'2024, aos quais se deverá juntar José Sá. Na defesa, os centrais deverão ser Pepe, Rúben Dias, António Silva e Gonçalo Inácio, enquanto nas laterais poderão estar Diogo Dalot, João Cancelo, Nuno Mendes e Raphael Guerreiro - embora este último ainda esteja a recuperar de lesão.

Já do setor intermédio para a frente, fica a dúvida se Roberto Martínez aposta em nove médios e seis avançados ou se em oito meio-campistas e sete atacantes, ainda que tudo isto fique no plantel. Danilo Pereira, por exemplo, é um dos jogadores que tanto pode ser utilizado como médio ou como defesa-central, sendo que, numa abordagem mais defensiva, João Palhinha e Rúben Neves posicionam-se como os nomes mais fortes. Para além destes, Bruno Fernandes, João Neves e Otávio Monteiro são também nomes altamente sonantes para completar o miolo, não esquecendo, claro, Bernardo Silva.

No capítulo ofensivo, para além de CR7, jogadores como Rafael Leão, João Félix e Gonçalo Ramos parecem ter lugar de 'caras', num leque que ficará completo com os tais que ainda podem almejar as restantes vagas, de acordo com as nuances táticas previstas pelo selecionador nacional.

Quem pode sonhar?

Embora José Sá seja visto como o 'número 3' de Roberto Martínez para a baliza, há guarda-redes como Samuel Soares e Celton Biai que até já foram integrados e, naturalmente, ficarão na expectativa. No setor defensivo, Toti Gomes poderá voltar a surpreender, não esquecendo os nomes de João Mário, Nélson Semedo, Diogo Leite ou Nuno Santos como alternativas a eventuais ausências forçadas.

No miolo, Matheus Nunes poderá perfeitamente integrar a convocatória de Roberto Martínez, assim como William Carvalho, enquanto que, na frente de ataque, Francisco Conceição, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves (que muito tem dado que falar para convencer o técnico de 50 anos), Jota Silva, Ricardo Horta, Dany Mota e Bruma têm condições para sonhar, atendendo ao sucesso desportivo alcançado nos últimos meses, nos respetivos clubes.

Quem não terá lugar?

É sempre complexo colocar um 'X' em alguém, uma vez que o futebol é momento e, num abrir e piscar de olhos, tudo pode mudar, porém, avaliando os 14 meses de trabalho do sucessor de Fernando Santos, nomes como os de Ricardo Velho ou Matheus Magalhães não deverão figurar entre as suas opções, numa lista que conta ainda com Luis Maximiano, Rui Silva e Anthony Lopes. Ainda na defesa, mas mais para a frente dos postes, Mário Rui, Ricardo Pereira, Cédric Soares e Eduardo Quaresma dificilmente sairão da habitual lista de pré-convocados.

Avançando até ao centro do terreno, ao experiente João Moutinho é provável que se juntem Fábio Vieira, Daniel Bragança e Florentino Luís na lista de médios que deverá assistir ao Euro'2024 através da televisão. Já galgando mais uns metros, Gonçalo Guedes, André Silva, Beto e Paulinho (apesar das inúmeras tentativas) deverão ter o mesmo destino que Diogo Jota e Pedro Neto, ambos ausentes por lesão.

Recorde-se que Portugal arranca a participação no Euro'2024 no próximo dia 18 de junho, diante da Chéquia, seguindo-se ainda Turquia (dia 22) e Geórgia (dia 26) na fase de grupos, perspetivando-se que o caminho trilhado pelos 26 futebolistas da 'Nação Valente' possa ir bem para além daí.

Leia Também: Já há data para Roberto Martínez anunciar os convocados para o Euro

Leia Também: Já perdeu a conta? Os jogadores estreados por Roberto Martínez na seleção

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório