Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: 30 mortos em Portugal. "Fase de mitigação" começa quinta

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 30 mortos em Portugal. "Fase de mitigação" começa quinta
Notícias ao Minuto

07:52 - 24/03/20 por Sara Gouveia

Mundo Coronavírus

O número de casos de infeção com novo coronavírus a nível global aproxima-se dos 400 mil e já morreram mais de 16.500 pessoas. Por cá, Portugal regista mais de 2 mil casos e os óbitos já passaram as duas dezenas - 30. Entretanto, refira-se, investigadores  portugueses e espanhóis criaram um modelo de previsão de risco de contágio comunitário pelo novo coronavírus para cada concelho.

O Eurogrupo vai discutir hoje novas medidas para "uma nova linha de defesa" contra o surto de Covid-19 na zona euro, visando uma "resposta coordenada" aos impactos económicos, que pode passar pela emissão de dívida conjunta. É ainda dia de debate quinzenal na Assembleia da República - o primeiro com o primeiro-ministro, António Costa, após a declaração do estado de emergência.

Ontem, em entrevista no Jornal das 8 da TVI, o primeiro-ministro indicou que seria um "erro" qualquer afirmação para diminuir a dimensão do estado de emergência. António Costa mostrou-se confiante e sereno quanto à resposta do SNS a esta pandemia, acreditando que "não vamos atingir o ponto de rutura".

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

14h59 - A Itália aumentou o investimento nos seus hospitais para lidar com o coronavírus, distribuindo mais materiais e ventiladores, mas o processo exige uma verdadeira "revolução no setor da saúde", afirmou hoje o comissário do governo para a crise.

14h40 - As autoridades de Macau anunciaram hoje mais um caso de contágio da Covid-19, elevando o número de infetados para 26 desde o início do surto do novo coronavírus.

14h38 - O plano nacional de emergência de proteção civil foi hoje ativado em Portugal devido à pandemia do novo coronavírus, anunciou a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.

14h35 - A Associação pelos Direitos das Mulheres na Gravidez e Parto está a receber "bastante pedidos" de ajuda de grávidas assustadas com o cenário que podem encontrar nos hospitais devido à pandemia e algumas já ponderam fazer o parto em casa.

14h31 - As grandes organizações financeiras dos sete países mais industrializados do mundo (G7) prometeram hoje fazer "tudo o que for necessário para restaurar a confiança, o crescimento económico e proteger o emprego", perante os danos económicos da pandemia de covid-19.

14h27 - A ONU pediu hoje que as sanções internacionais impostas contra o Irão e outros países, como Venezuela, Cuba e Coreia do Norte, sejam "atenuadas ou suspensas" durante o atual "período crucial" da pandemia da covid-19.

14h25 - O presidente executivo (CEO) do Haitong Bank, Wu Min, disse em entrevista por escrito à Lusa que "as economias mais bem preparadas tenderão a recuperar mais rapidamente" da crise provocada pela pandemia de covid-19, admitindo "desafios" ao seu plano estratégico.

14h23 - As farmácias de Cabo Verde registaram nos últimos dias um aumento de procura de medicamentos e produtos de proteção individual e começaram a racionalizar as vendas para todos terem acesso e prevenir o novo coronavírus, segundo os responsáveis.

14h16 - O jogador do Famalicão, da I Liga portuguesa de futebol, Pedro Gonçalves, juntamente com os seus empresários Jorge Mendes e Jorge Pires, vai doar um ventilador para o Hospital de Chaves, região de onde é natural.

14h08 - "Estamos todos a remar no mesmo sentido. Há razões para ter esperança", referiu o Presidente da República à saída da reunião que decorreu, esta terça-feira, à porta fechada, sobre a ‘Situação epidemiológica da COVID-19 em Portugal’, e reuniu os principais responsáveis de diferentes àreas.

14h00 - O Laos, um dos poucos países da Ásia até agora sem casos do novo coronavírus, anunciou hoje que dois cidadãos foram diagnosticados com a covid-19.

14h00 - A Comissão Europeia alertou hoje para o "número chocante" de medicamentos falsos e "tratamentos milagrosos" para a covid-19 à venda na Internet, e garantiu ação policial para combater este crime cibernético em altura de pandemia.

13h58 - Ativistas de direitos humanos e cidadãos estão a apelar ao Governo da Etiópia para que abra o acesso à internet, que está em baixo em vários pontos do país, evitando deixar milhões de pessoas sem informações sobre a Covid-19.

13h56 - Rui Rio prestou declarações a partir do Infarmed, em Lisboa. "Se o portugueses ficarem em casa, a gravidade deste problema de saúde pode baixar, começa a haver um achatamento da curva e a prolongar-se pelo tempo", disse o líder do PSD. Contudo, salientou Rui Rio, esse prolongamento pode ser muito grave para a economia portuguesa. "É muitíssimo complicado, ou seja, quanto melhor para a saúde, pior para a economia e isso é dramático".

13h51 - Há alunos que começam a ter saudades da escola, dos recreios e dos professores, segundo relatos de diretores, que estão a receber mensagens de estudantes uma semana depois de as escolas terem encerrado.

13h48 - A crise do novo coronavírus deve privar o setor mundial de transporte aéreo de 252 mil milhões de dólares de receitas este ano, mais do dobro do previsto anteriormente (113 mil milhões).

13h38 - Os diretores escolares desafiaram hoje o Ministério da Economia a colocar Internet em casa dos alunos que precisam e a disponibilizar computadores às famílias carenciadas para que todos possam assistir às aulas à distância, que começaram há uma semana.

13h31 - Um responsável do Ministério da Saúde de Espanha admitiu hoje que a elevada taxa de casos de coronavírus entre profissionais de saúde no país pode dever-se "em parte" à falta de material de proteção. Além disso, a polícia espanhola alertou hoje que algumas pessoas internadas com o novo coronavírus estão a abandonar os hospitais sem alta médica.

13h29 - Através das informações disponíveis no mais recente boletim da DGS, o número de óbitos em Portugal foi corrigido de 29 para 30. Regista-se assim a primeira morte nos Açores.

13h22 - Os romenos vão ficar confinados nas suas casas a partir de quarta-feira e o exército é chamado a ajudar a polícia a impor as restrições para conter a epidemia do novo coronavírus, anunciou hoje o Presidente Klaus Iohannis.

13h18 - A autoridade de saúde dos Açores elevou hoje para 17 o número de casos positivos de Covid-19 na região, mais cinco do que na segunda-feira, com a ilha do Pico a registar o primeiro doente infetado.

13h15 - Portugal entrará na "fase de mitigação" da Covid-19, a partir da meia-noite de quinta-feira, dia 26. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, em conferência de imprensa.

13h03 - A Comissão Europeia pediu a operadoras de telecomunicações na União Europeia (UE) para recolherem dados pessoais dos utilizadores, sob anonimato, para analisar a propagação da Covid-19 no espaço comunitário, visando disponibilizar assistência médica onde é mais necessária.

13h - Portugal regista, esta terça-feira, 2.362 casos no total, mais 302 nas últimas 24 horas. Há ainda 30 óbitos no total e 22 casos de recuperação, revelou o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, em conferência de imprensa. O número de óbitos foi corrigido de 29 para 30, através das informações disponíveis no mais recente boletim da DGS.

12h51 - O primeiro grupo de cidadãos que estavam a bordo do navio cruzeiro atracado no porto de Lisboa embarcou hoje de manhã num voo com destino à Alemanha e o transporte para o aeroporto obedeceu a medidas de segurança, segundo a PSP.

12h43 - primeiro ministro japonês disse, esta terça-feira, que chegou a acordo com o presidente do Comité Olímpico Internacional para adiar os Jogos Olímpicos por um ano, devido à pandemia do novo coronavírus, avança a Reuters. 

12h41 - eurodeputado do PS Manuel Pizarro regressou, esta terça-feira, ccomo médico voluntário ao Hospital de São João, no Porto. Foi o próprio a dar a notícia na sua página de Facebook.

12h39 - internacional português Cristiano Ronaldo e o empresário Jorge Mendes vão equipar uma ala do Hospital de Santo António, no Porto, para cuidados intensivos, revelou hoje à Lusa a unidade de saúde.

12h35 - Quase 17 mil pessoas já morreram em todo o mundo infetadas por Covid-19, de acordo com um balanço feito pela Agência France Presse (AFP) a partir de dados oficiais divulgados hoje às 11h.

12h31 - O Parlamento das Filipinas aprovou hoje a declaração de emergência nacional e autorizou o presidente a lançar um programa de ajuda a 18 milhões de famílias e a requisitar hospitais privados e navios para conter a pandemia Covid-19. 

12h30 - A Federação Nacional de Professores pediu hoje ao Governo que resolva a situação dos docentes de escolas portuguesas no estrangeiro que querem regressar a casa devido à pandemia da covid-19, alertando que se sentem abandonados.

12h28 - O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, decidiu propor ao Comité Olímpico Internacional o adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 por um ano devido à pandemia da Covid-19, anunciou hoje a televisão pública japonesa NHK

12h22 - Está em trabalho remoto? Há serviços e apps de videoconferência que podem ajudar bastante a manter os níveis de comunicação e colaboração.

12h19 - Um padre italiano, de 72 anos, morreu depois de recusar um ventilador que os cidadãos da paróquia compraram para lhe dar. Conhecido por ajudar os mais necessitados, recusou o ventilador, referindo que deveria ser usado por alguém mais jovem.

12h11 - Devido à escassez de desinfetantes em África, um produtor de gin passou a dar um novo uso aos restos de álcool que lhe sobram na destilaria.

12h07 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda um reforço da higiene após a saída do isolamento devido ao risco de o vírus sair pelas fezes de doentes em fase de convalescença, particularmente nas crianças.

12h03 - Os militares da GNR estão a percorrer as várias aldeias do distrito da Guarda com avisos sonoros para alertar a população para os cuidados que deve ter com a pandemia causada pela covid-19, foi hoje anunciado.

11h59 - O Município de Leiria anunciou hoje que está a negociar com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) a instalação de um centro de diagnóstico móvel no estádio, para a realização de testes laboratoriais.

11h51 - O ministro dos Negócios Estrangeiros, ouvido na comissão parlamentar, revelou hoje que "quatro mil portugueses" no estrangeiro "solicitaram apoio" ao governo para regressar. Augusto Santos Silva estimou ainda que há entre 2 a 3 mil portugueses no estrangeiro a precisar de apoio para regressar a Portugal, admitindo a possibilidade de novos pedidos. Os pedidos dos portugueses na "Argélia, Egipto, China, Chipre, do navio de cruzeiro nos Estados Unidos, Irão, Japão, Maldivas, Marrocos, Mongólia, Panamá, Costa Rica e Polónia" já estavam concluídos, bem como "parte do primeiro processo de Singapura e Tunísia".

11h49 - As autoridades italianas anunciaram hoje a apreensão de 1.840 circuitos respiratórios, destinados a doentes de Covid-19 em cuidados intensivos, que iam ser levados para a Grécia apesar de estar proibida a exportação desde tipo de material.

11h45 - O Irão anunciou hoje mais 122 mortes devido à covid-19, fazendo subir para 1.934 mortos o balanço oficial da epidemia do novo coronavírus no país, um dos mais afetados juntamente com a Itália, a China e a Espanha.

11h41 - A mara de Tondela pediu à Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro que determine urgentemente o isolamento profilático dos emigrantes e dos cidadãos de outros pontos do país que regressam ao concelho.

11h37 - A cadeia do Porto e o hospital prisional de Caxias têm duas enfermarias reservadas para reclusos que sejam infetados pelo novo coronavírus, estando também disponíveis os pavilhões de segurança da prisão do Linhó e de Paços de Ferreira.

11h34 - Um turista inglês de 62 anos é a primeira vítima mortal da covid-19 em Cabo Verde, anunciou hoje o ministro da Saúde cabo-verdiano, Arlindo do Rosário, tratando-se daquele que foi o primeiro caso da doença detetado no arquipélago.

11h31 - A África do Sul regista 554 casos do novo coronavírus, com 152 novas infeções confirmados nas últimas 24 horas, disse hoje o ministro da Saúde sul-africano.

11h25 - Os passageiros do navio de cruzeiro, repatriados para os seus países de origem, não vão passar pelas áreas comuns do Aeroporto de Lisboa. Vão sair diretamente dos autocarros para as aeronaves. O comandante da Polícia de Segurança Pública (PSP) Paulo Ferreira referiu, em conferência de imprensa, que o primeiro voo de repatriamento, que tem como destino a Alemanha, já partiu de Portugal, com 154 passageiros. Ao longo do dia, estão previstos mais três voos.

11h21 - Portugueses no Peru serão repatriados num voo da TAP com capacidade para transportar 298 passageiros. Segundo os dados disponíveis, serão repatriados cidadãos portugueses e de 17 outras nacionalidades.

11h18 - Cerca de seis milhões de máscaras destinadas à Alemanha para ajudar no combate da pandemia causada pelo novo coronavírus desapareceram no Quénia, anunciou hoje uma porta-voz do Ministério da Defesa alemão.

11h16 - A mara municipal de Madrid vai começar, gradualmente, a limitar as cremações nos dois crematórios da autarquia, devido à saturação atual das instalações, com atrasos de dois a três dias, provocada pelo número de mortos com o novo coronavírus.

11h11 - Pelo mundo do desporto,  os jogadores do Bayern Munique aceitaram um corte de 20% no salário. Já José Mourinho voltou a provar que, mais do que palavras, gosta de atitudes. O treinador português colocou mãos à obra e decidiu ajudar na distribuição de bens essenciais aos mais idosos em Enfield, em Londres, numa iniciativa conjunta promovida pela Age UK e Love Your DoorStep. E por cá, Frederico Varandas, presidente do Sporting, apresentou-se ao serviço esta terça-feira no hospital das Forças Armadas, em Lisboa, para ajudar no combate à pandemia do novo coronavírus

11h09 - O governo afegão teme que o regresso de milhares de refugiados afegãos procedentes do Irão, um dos países mais afetados pela pandemia de coronavírus, aumente a propagação da doença no país, onde o sistema de saúde é precário. 

11h03 - As ordens dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos criaram uma plataforma para agregar os donativos da sociedade civil, desde equipamentos de proteção individual a alojamento para os profissionais de saúde que combatem a pandemia de Covid-19.

10h59 - A OIM Portugal recorda que a Covid-19 não faz discriminação entre pessoas e defende que a resposta à pandemia tem de incluir migrantes e refugiados, expostos "à mesma ameaça" e a viverem, muitos deles, em situações de emergência humanitária.

10h55 - Um grupo de investigadores defendeu hoje que triplicar os testes para a Covid-19 poderá evitar mais de 900 hospitalizações, poupar milhões e melhorar a gestão de recursos ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

10h41 - Espanha regista mais 514 mortos em apenas 24 horas, perfazendo 2.694 vítimas mortais. Há ainda quase 40 mil infetados

10h34 - O setor do comércio, instituições de solidariedade social e bombeiros de Oleiros vão usufruir de isenção do pagamento de água e a restante população vai ter um período de pagamento alargado, anunciou hoje o município local.

10h31 - A mara de Proença-a-Nova iniciou a desinfeção das zonas exteriores aos espaços públicos e das ruas mais movimentadas do concelho, como medida preventiva no âmbito da pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

10h26 - O número de infetados pelo novo coronavírus em Itália pode ser dez vezes maior do que oficialmente reportado e chegar a 600 mil,,admitiu o chefe da Proteção Civil italiana, Angelo Borrelli, numa entrevista ao jornal La Repubblica.

10h23 - Três pessoas violaram a quarentena de 14 dias à qual estavam obrigadas em Macau e arriscam agora uma pena de prisão de 60 dias, disseram hoje as autoridades do território em conferência de imprensa.

10h17 - Esta estância de ski foi um dos pontos propagação na Europa. Ignoraram-se avisos, atenuaram-se as preocupações e o resultado são dezenas de pessoas infetadas com origem no resort Kitzlock, em Tirol, na Áustria.

10h13 - Todas as pessoas de outros concelhos ou do estrangeiro que cheguem a Idanha-a-Nova têm que cumprir obrigatoriamente o isolamento social e informar as autoridades da sua chegada, foi hoje anunciado.

10h03 - O teletrabalho está a ser uma das opções para milhares de pessoas durante a luta conta a pandemia de Covid-19, mas tem os seus riscos. Exemplo disso é situação que ocorreu a uma mulher norte-americana que, durante uma reunião de trabalho, se esqueceu de desligar a câmara e foi à casa de banho

10h - Está-lhe a custar passar quarentena? O astronauta canadiano Chris Hadfield resolveu dar alguns conselhos para aproveitar melhor o tempo. Tendo em conta que já passou vários meses no Espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional será certamente especialista na matéria.

9h53 - As transferências de presos entre cadeias estão suspensas, exceto as que são por motivos de saúde ou segurança, e os sacos entregues pelas famílias com comida ou roupa só devem ser entregues aos reclusos dois ou três dias depois.

9h51 - fundador e CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou que oferecerá 1,255 ventiladores para ajudar no combate ao Covid-19, enviados da China diretamente para os EUA. Além disso, Donald Trump deu ‘luz verde’ à produção de ventiladores pela Tesla, Ford e General Motors.

9h49 -  O Governo alargou a suspensão de voos para Itália por mais 14 dias. Os voos comerciais ou privados entre os dois países ficam assim suspensos até ao dia 7 de abril.

9h43 - Nos últimos dias, muitos profissionais de saúde invadiram as redes sociais com pedidos à população para acatarem as ordens das autoridades da saúde. Este médico do SNS denuncia falta de material de proteção para os profissionais de saúde e acusa o Estado de estar a "poupar" nos testes.

9h31 - Uma equipa de cientistas, proveniente de quatro países distintos, vai começar a testar uma vacina centenária contra a tuberculose como possível medicamento para curar a Covid-19Creem que a vacina BCG pode acelerar o sistema imunitário humano e dessa forma combater ativamente a infeção provocada pelo novo coronavírus.

9h29 - O lay-off vai custar mil milhões de euros por mês aos cofres do Estado, revelou o primeiro-ministro, António Costa, na segunda-feira em entrevista à TVI. Este regime, sublinhe-se, garante aos trabalhadores o pagamento de pelo menos dois terços do seu salário - a que também podem aceder as empresas obrigadas a fechar. Se se encontra em situação de desemprego, saiba aqui como pedir o subsídio.

9h23 - A Alemanha regista 27,436 casos de covid-19, um aumento de 4,764 em relação ao dia anterior, e 114 vítimas mortais, segundo a página oficial do Instituto Robert Koch. O país continua a registar uma baixa letalidade em relação a países como Itália, Espanha ou França.

9h18 - Havai registou a primeira morta relacionada com o novo coronavírus. O estado norte-americano deu conta de que a morte ocorreu na passada sexta-feira, tendo sido confirmada ontem, e que se tratava de um homem de Oahu sem qualquer historial de viagens recentes, mas que sofria de vários problemas de saúde anteriores. O teste foi feito após a morte.

9h15 - O CDS-PP adotou uma postura de cooperação com o Governo durante a pandemia de Covid-19, mas assegura que fiscalizará as medidas tomadas em resposta à doença, que levou o partido a fechar a sede a realizar reuniões por videochamada. Também o PCP adaptou o seu funcionamento à pandemia de covid-19, "observando medidas de prevenção necessárias", mas diversificou o seu tipo de reuniões, "de forma presencial" e "à distância", a começar pela direção do partido.

9h13 - A pandemia da Covid-19 atrasou a limpeza de terrenos que devia terminar na semana passada, como acontece na Serra da Lousã, onde as equipas de sapadores suspenderam o trabalho durante dois ou mais dias.

9h11 - Mais de meio milhar de estudantes universitários nacionais e estrangeiros estão a cumprir quarentena ou isolamento social voluntário devido à Covid-19 em residências universitárias no Norte do país, descreveram à Lusa fontes de várias instituições de ensino superior.

9h03 - Na mercearia de Amélia, na cidade do Luxemburgo, o negócio cresceu cerca de 10% desde que o Governo do Luxemburgo começou a tomar as primeiras medidas de combate à pandemia do Covid-19.

9h01 - O Supremo Tribunal Popular chinês anunciou hoje que os viajantes que entrarem no país e não cumprirem os procedimentos de quarentena, no âmbito das medidas de prevenção da covid-19, vão ser julgados criminalmente.

8h57 - O saxofonista Manu Dibango, natural dos Camarões, morreu hoje em França aos 86 anos, vítima de Covid-19, disse à France Presse Thierry Durepaire que geria a carreira do famoso músico de afro-jazz. 

8h49 - Os prazos processuais de processos não urgentes nos tribunais estão suspensos por causa da situação excecional criada pelo novo coronavírus e nos urgentes apenas se mantêm diligências quando estiverem em causa direitos fundamentais, refere uma orientação para o Ministério Público.

8h42 - Teletrabalho, reuniões partidárias à distância e uma "intensíssima agenda pública" mas apenas através da internet são algumas das mudanças na ação política do Bloco de Esquerda devido à Covid-19, lançando ainda nos próximos dias uma plataforma para receber denúncias laborais.

8h35 - A província chinesa de Hubei vai começar a levantar as restrições de viagens e de entradas e saídas já amanhã, a 25 de março. Segundo a Reuters, exceção é a cidade de Wuhan - o epicentro do surto de novo coronavírus no país - cujo isolamento só deverá ser levantado a 8  de abril.  A cidade está completamente encerrada desde 23 de janeiro.

8h28 - Depois de três testes à Covid-19, Jorge Jesus aterrou na madrugada desta terça-feira em Portugal. O treinador do Flamengo regressou do Brasil, país no qual também já se sentem os efeitos da pandemia do novo coronavírus, para estar junto da família.

8h23 - Quer denunciar incumprimentos da quarentena? Não ligue para o 112. A PSP lembra que essa linha “necessita de estar desimpedida para a comunicação de ocorrências mais urgentes com vítimas efetivas”, por isso deve evitar-se o congestionamento da mesma com outras situações.

8h20 - As autoridades da Coreia do Sul anunciaram hoje o registo de 76 novos casos de contaminados pela pandemia do novo coronavirus, entre os quais 20 em pessoas que entraram no país recentemente. 

8h17 - O primeiro-ministro da Tailândia disse hoje que o governo concordou em declarar o estado de emergência implementando medidas de contenção à propagação da pandemia do novo coronavírus.  

8h12 - O Chelsea anunciou, na noite de segunda-feira, que o Callum Hudson-Odoi já está recuperado depois de ter sido infetado pelo novo coronavírus

8h01 - Pelo mundo das celebridades, Gwyneth Paltrow decidiu partilhar nas redes sociais a maneira que tem arranjado para ir às compras o mais protegida possível

7h55 - O embaixador de Portugal em Díli disse hoje à Lusa não existirem registos de qualquer agressão física a qualquer cidadão estrangeiro em Timor-Leste relacionadas com a pandemia da Covid-19.

7h48 - Especialistas brasileiros consideram que as populações mais pobres do Brasil serão as mais afetadas pela pandemia da Covid-19 devido às dificuldades de se manterem em isolamento domiciliário, tendo em conta as condições habitacionais.

7h43 - Um homem decidiu filmar-se a lamber garrafas num supermercado, numa altura em que o mundo luta contra a pandemia da Covid-19, que já fez milhares de mortes.

7h35 - Netflix anunciou que pretende criar um fundo no valor de cem milhões de dólares (quase 93 milhões de euros) para apoiar a comunidade criativa e todos os seus trabalhadores neste período de dificuldade.

7h33 - Os passageiros que se encontram a bordo do navio de cruzeiro MSC Fantasia, que atracou no domingo, no porto de Lisboa, serão repatriados para os seus países de origem esta terça-feira.

7h27 - A China registou 78 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, sendo quatro de contágio local e os restantes importados, anunciou hoje a Comissão de Saúde do país. A cidade de Wuhan, centro da epidemia, voltou a registar um caso de contágio local.

7h23 - O Governo de Macau anunciou hoje mais restrições fronteiriças, com destaque para a proibição de entrada dos residentes da China continental, de Hong Kong e de Taiwan que tenham estado em qualquer outro país 14 dias antes.

7h19 - A Venezuela registou 84 casos de infeção pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, o que levou as autoridades a anunciar mais restrições à circulação de pessoas, anunciou o governo venezuelano.

7h09 - O Ministério da Educação está a desafiar os alunos a partilhar nas redes sociais imagens suas a estudar nas novas "salas de aula improvisadas" nesta fase de Estado de Emergência provocado pela pandemia da Covid-19. As fotografias espalhadas pelas redes sociais serão compiladas na página de instagram: Estudo em Casa 2020.

7h06 - Cuba vai colocar em quarentena todos os turistas que estejam na ilha hoje, quando começa o encerramento parcial as fronteiras por um mês, anunciou na segunda-feira o primeiro-ministro, Manuel Marrero.

7h03 - O Bloco de Esquerda abre hoje na Assembleia da República o primeiro debate quinzenal com o primeiro-ministro, António Costa, após a declaração do estado de emergência devido à pandemia da Covid-19.

7h01 - O Eurogrupo vai discutir hoje novas medidas para "uma nova linha de defesa" contra o surto de Covid-19 na zona euro, visando uma "resposta coordenada" aos impactos económicos, que pode passar pela emissão de dívida conjunta.

7h00 - Recorde aqui o acompanhamento AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório