Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Passageiros de cruzeiro atracado em Lisboa são repatriados hoje

Há quatro voos agendados. Cidadãos estrangeiros serão escoltados até ao Aeroporto Humberto Delgado.

Passageiros de cruzeiro atracado em Lisboa são repatriados hoje
Notícias ao Minuto

07:28 - 24/03/20 por Natacha Nunes Costa

País Covid-19

Os passageiros que se encontram a bordo do navio de cruzeiro MSC Fantasia, que atracou no domingo, no porto de Lisboa, serão repatriados para os seus países de origem esta terça-feira.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o Ministério da Administração Interna (MAI) garante que há quatro voos agendados hoje, para repatriar os mais de mil passageiros.

Vão assim realizar-se dois voos para a Alemanha, às 08h30 e às 16h05, cada um com capacidade para 189 pessoas, um voo para o Brasil, pelas 14h00, com capacidade para 453 passageiros e um voo para o Reino Unido, pelas 14h05, que pode transportar até 309 pessoas.

O MAI garante ainda que todos estes cidadãos sairão do navio e serão escoltados até ao aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Recorde-se que se encontravam no navio, que atracou no porto de Lisboa no passado domingo, 1.338 passageiros, maioritariamente da União Europeia, Reino Unido, Brasil e Austrália. 

Destes, 27 cidadãos (20 portugueses e 7 titulares de Autorização de Residência em Portugal) desembarcaram esta segunda-feira. Foram todos submetidos aos testes de despistagem de vírus SARS-CoV-2 e levados até ao seu domicílio, onde ficarão em isolamento profilático.

O passageiro português que testou positivo ficará no seu domicílio em vigilância ativa, com contacto diário pela autoridade de saúde local.

Esta operação, de acordo com a nota do MAI enviada às redações, decorre em articulação com diversas embaixadas dos vários países, envolve a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Polícia de Segurança Pública, a Autoridade Nacional da Aviação Civil, a Direção Geral da Saúde, a Polícia Marítima, a Autoridade Tributária e Aduaneira e a ANA - Aeroportos de Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório