Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Ataque russo à NATO terminaria numa derrota para Moscovo, diz MNE polaco

O chefe da diplomacia polaca disse hoje que um eventual ataque russo à NATO terminaria numa derrota para Moscovo e defende que a Organização do Tratado do Atlântico Norte deve aumentar as suas defesas.

Ataque russo à NATO terminaria numa derrota para Moscovo, diz MNE polaco
Notícias ao Minuto

10:32 - 25/04/24 por Lusa

Mundo NATO

Radoslaw Sikorski discursava no parlamento polaco, na apresentação da nova visão do Governo, liderado pelo primeiro-ministro, Donald Tusk, explicando que as prioridades mudaram, noticiou a Associated Press.

O ministro dos Negócios Estrangeiros adiantou que a Polónia quer regressar ao grupo de países que define a agenda da União Europeia.

O discurso ocorre num momento crucial do ponto de vista histórico, dada a guerra na Ucrânia e face à possibilidade de a agressão russa a Kiev não parar neste país.

A Polónia, membro da NATO e da União Europeia, partilha fronteiras com a Rússia e a Bielorrússia (aliada de Moscovo), além da Ucrânia, e é considerado um ponto chave no envio de armas ocidentais para Kiev.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros antecipara que o discurso iria realçar a importância deste momento na História e sublinhar o quão diferente é a política externa da Polónia após a mudança de Governo.

Por outo lado, salientaria "a importância que Varsóvia atribui à ajuda à Ucrânia" e apelaria "à Rússia para se juntar à família ocidental de nações".

Leia Também: MNE polaco apoia Macron sobre envio de tropas da NATO para Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório