Procurar

Investigadores prevêem risco de contágio para cada concelho

Investigadores portugueses e espanhóis criaram um modelo de previsão de risco de contágio comunitário pelo novo coronavírus baseado em dados duma operadora de telemóveis sobre as deslocações de pessoas entre concelhos.

Investigadores prevêem risco de contágio para cada concelho

© REUTERS/Rafael Marchante

Lusa
23/03/2020 21:45 ‧ há 5 anos por Lusa

O investigador Nuno Araújo, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, disse à agência Lusa que o modelo "permite olhar para a distribuição geográfica [dos casos] e o papel que desempenham" na previsão de risco de contágio.

A equipa do Centro de Física Teórica e Computacional e os seus colegas das universidades espanholas de Saragoça e Rovira i Virgili, de Tarragona, usaram dados da NOS SGPS sobre os padrões de mobilidade entre concelhos dos utilizadores de telemóveis.

"Não temos dados sobre as pessoas, temos apenas sobre o número de pessoas que vão de concelho para concelho" baseadas na ativação de antenas de telemóvel registada regularmente.

Atualmente, o modelo usa os dados de mobilidade registados em janeiro deste ano e cruza-os com o concelho de origem dos casos já registados em Portugal que os investigadores recolheram dos relatórios diários da Direção-Geral de Saúde e das informações divulgadas pelos meios de comunicação.

Por enquanto, consegue-se apenas uma "imagem de baixa resolução", mas que permite classificar cada concelho do continente com uma probabilidade de haver pessoas infetadas.

Para aperfeiçoar o modelo de previsão, os investigadores esperam por dados concretos das autoridades de saúde sobre o concelho de origem de cada um dos casos registados em Portugal e dados sobre a mobilidade dos utilizadores de telemóvel atualizados, uma vez que a imposição do estado de emergência veio reduzir a mobilidade dos portugueses.

"Pretendemos ter um instrumento de auxílio à decisão. Não serve para as pessoas irem satisfazer a curiosidade sobre o seu concelho ou ficarem assustadas", salientou.

O modelo, que carece de aperfeiçoamento, poderá ajudar a "estimar as necessidades de apoio locais, bem como avaliar a eficiência de cordões sanitários ou outras medidas de contenção local", sugeriu.

Na página de internet do projeto, disponibilizam-se modelos para Portugal, Espanha e Brasil.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Em Portugal, há 23 mortes e 2.060 infeções confirmadas, segundo o balanço feito esta segunda-feira pela Direção-Geral de Saúde.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10