Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Brasil. Dificuldade de isolamento de mais pobres preocupa especialistas

Especialistas brasileiros consideram que as populações mais pobres do Brasil serão as mais afetadas pela pandemia da covid-19 devido às dificuldades de se manterem em isolamento domiciliário, tendo em conta as condições habitacionais.

Brasil. Dificuldade de isolamento de mais pobres preocupa especialistas
Notícias ao Minuto

07:46 - 24/03/20 por Lusa

Mundo Coronavírus

"Quando a epidemia explodir, ela vai dizimar os pobres deste país. As condições de vida dessa população favorecem o coronavírus. Nas casas onde moram muitas pessoas, há poluição ambiental, é preciso trabalhar o tempo todo. Essa precariedade não está a ser objeto de políticas públicas no Brasil", alertou a médica e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Ligia Bahia, em declarações à imprensa local.

Em 2018, segundo o estudo "Sínteses dos Indicadores Sociais" do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 25,3% da população do Brasil recebia rendimentos inferiores a 5,50 dólares (5,10 euros) por dia, valor definido pelo Banco Mundial como limiar da pobreza.

Para vários especialistas, este vai ser o grupo populacional o mais afetado pelo novo coronavírus, por viver em condições habitacionais que potenciam a propagação da covid-19.

"É uma grande preocupação [com os mais pobres]. Com mais de 30 anos de experiência, eu nunca trabalhei com tanta ansiedade", afirmou o médico Marco Aurélio Sáfadi, diretor do Departamento de Infetologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), citado pela agência Brasil.

Perante a pandemia da covid-19, que já matou 34 pessoas no Brasil e infetou 1.891, o Ministério da Saúde brasileiro recomendou uma série de medidas, como quarentena e isolamento domiciliário, que implicam, por exemplo, a "permanência em quarto isolado e bem ventilado" ou uma "distância de um metro" entre pessoas.

Contudo, a população mais pobre vê-se impossibilitada de cumprir tais recomendações devido às fracas condições das habitações.

"É inexorável que a doença se vá alastrar. Como pedir isolamento a uma família em que cinco dormem no mesmo quarto", questionou Sáfadi.

Segundo o IBGE, 5,6% de toda a população brasileira e 14,5% da população abaixo da linha de pobreza divide a mesma divisão com mais de três pessoas no momento de dormir.

Além da alta densidade populacional na mesma residência, "a utilização de materiais não duráveis nas paredes externas do domicílio" e "a ausência, na residência, de casas de banho de uso exclusivo dos moradores, ou seja, uma divisão com instalações sanitárias e para banho", são outros dos problemas identificados pelo IBGE.

Em 2018, mais de 37% dos brasileiros tinham o acesso a saneamento básico condicionado.

Um exemplo disso são as comunidades que habitam em favelas e vivem sem água canalizada ou condições de habitação para isolamento.

"A chegada do vírus nas favelas devia ser alvo de um planeamento estruturado por parte da prefeitura e dos governos estaduais e federal porque, se tudo nos falta, a tendência é que isto se alastre de forma a que o controlo seja perdido", afirmou à agência Lusa Jota Marques, conselheiro tutelar e morador da Cidade de Deus, uma favela do Rio de Janeiro.

A falta de água canalizada está entre os problemas enumerados, uma vez que inviabiliza a lavagem das mãos, uma das principais medidas de prevenção da propagação do novo coronavírus.

"O nosso grande temor, pensando nas periferias do Brasil, é a falta de saneamento básico, que vai prejudicar não apenas a prática de prevenção, mas também na hora de diminuir o contágio. Por exemplo, aqui, na região da Cidade de Deus, não há água canalizada. Como é que os moradores não infetados poderão fazer a sua higiene pessoal, e como é que os infetados se vão cuidar neste processo", questionou Jota Marques.

Apesar do isolamento domiciliário ter sido recomendado como medida preventiva contra o coronavírus, Jota Marques assegurou que tal é impossível para a maioria dos moradores das favelas, que vivem em barracas de reduzidas dimensões.

"Estamos a falar de regiões onde as pessoas vivem em barracas, onde não tem como se isolar. Estamos a falar de uma barraca onde, num só espaço, está a cozinha, a sala de estar e o quarto. Quase ninguém mora sozinho. Há, no mínimo, dois a três membros em cada família, a conviver num espaço que é do tamanho de um quarto de uma casa normal", descreveu.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório