Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19. Cuba coloca em quarentena todos os turistas

Cuba vai colocar em quarentena todos os turistas que estejam na ilha hoje, quando começa o encerramento parcial as fronteiras por um mês, anunciou na segunda-feira o primeiro-ministro, Manuel Marrero.

Covid-19. Cuba coloca em quarentena todos os turistas
Notícias ao Minuto

06:25 - 24/03/20 por Lusa

Mundo Cuba

O país tem registados 40 casos de infeção por coronavirus.

"Todos os turistas ainda presentes nos hotéis vão ser colocados em isolamento (...), não vão poder sair do hotel", até terem voo para regressarem aos seus países, declarou Manuel Marrero na televisão.

O chefe do Governo detalhou que estavam 32.500 turistas em Cuba, na segunda-feira.

Neste dia, foram numerosos os que se deslocaram ao aeroporto de Havana, angustiados com a possibilidade de não terem voos, uma vez que a maior parte estão completos e algumas companhias já começaram a suspender as suas ligações, constatou a AFP.

Cuba resistiu a aplicar restrições nas suas fronteiras, porque o turismo é o seu motor económico e a sua segunda fonte de divisas, com 3,3 mil milhões de dólares (3,1 mil milhões de euros) em 2018.

Mas acabou por se resignar. A partir de hoje, durante um mês, só os cubanos e os estrangeiros residentes na ilha podem entrar.

Cuba só tem um morto por coronavírus, um turista italiano de 61 anos. Os 40 casos mencionados respeitam a pessoas chegadas do estrangeiro ou que estiveram em contacto com estas.

As autoridades sanitárias cubanas garantem que não há casos de contágio entre habitantes da ilha.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 345 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório