Meteorologia

  • 17 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 22º

Antes de se mudarem para Portugal, eis o que os americanos devem saber

A publicação norte-americana Huffington Post diz que viver em Portugal é "uma boa ideia" e partilha dez conselhos com os americanos que estão a pensar mudar-se para Portugal.

Antes de se mudarem para Portugal, eis o que os americanos devem saber
Notícias ao Minuto

18:49 - 04/04/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Huffington Post

Portugal é bastante espetacular” e as razões para se mudar para cá, como descreve Dimitris Vlachos no Huffington Post a escrever para o público norte-americano, vão muito além da “boa comida”, do “vinho barato” e do “óptimo clima”.

Mas há algumas coisas que os norte-americanos devem saber antes de se mudarem para cá e ‘baterem de frente’ com as diferenças culturais. Eis os dez conselhos que o Huffington Post dá:

1. Não se mude sem ter um emprego ‘em vista’. A publicação recorda o problema do desemprego em Portugal e na Europa e alerta os leitores norte-americanos para que não se mudem sem ter emprego.

2. Portugal é muito mais socialista do que os Estados Unidos. Dimitris Vlachos  adiante que em Portugal a segurança social está disponível para todos os cidadãos e residentes legais e explica aos leitores americanos que, no caso de ficarem doentes cá poderão usufruir dos serviços de saúde públicos de forma gratuita.

3. Aprenda a dizer algo mais do que ‘obrigado’. Falar em inglês e usar a linguagem corporal não é suficiente em Portugal, sobretudo por causa das pessoas mais velhas, que “não falam nem uma palavra” em inglês, descreve o site.

4. O tempo não é dinheiro. Dimitris Vlachos alerta para as longas filas de espera, para os compromissos que podem ser desmarcados em cima da hora e para os almoços ‘rápidos’ que podem durar duas horas e meia. Destaca que em Portugal o “tempo não é dinheiro. É tempo”.

5. A comida é Deus. Dimitris Vlachos destaca que Portugal é um país bastante religioso mas acrescenta que “se não houvesse Deus, a comida tomaria o seu lugar”. Acrescenta ainda que o “Deus bacalhau está em todo o lado”, mas os amantes de carne também não ficarão desapontados. Além disso, os Pastéis de Belém são “um pecado que vale a pena cometer. Uma vez por dia”.

6. Conversas normais podem parecer discussões. Os portugueses falam alto, escreve o jornal, mas os americanos “vão habituar-se a isso”.

7. Não está sempre sol. Este artigo desmistifica ainda a ideia de que em Portugal está sempre sol, recordando que na Serra da Estrela neva e que entre novembro e março chove muito, sobretudo no norte do país. Mas que nos meses de verão as temperaturas rondam os 30º.

8. Frappuccino, Mochaccino e "seja-o-que-for-ccino" são palavras pouco conhecidas. Para quem chega da terra do Starbucks, com mais de 100 opções de café, Portugal pode desapontar. Há poucos cafés da cadeia Starbucks e um expresso “custa menos de um euro e bebe-se em menos de um minuto”.

9. A família vem em primeiro lugar. Os portugueses têm uma relação coesa com a família e neste conceito, destaca Dimitris Vlachos, não se incluem apenas pai e mãe mas também irmãos, cunhados, sobrinhos, tias, tios, primos, avós. É comum ver pessoas com 30 anos que ainda vivem com os pais, sugere o jornal que explica que os portugueses têm prioridades diferentes e que a família e a qualidade de vida vêm no topo dessa lista.

10. Agir à portuguesa. Usar transportes públicos, ter cuidado com os taxistas, ter atenção aos seus pertences, vestir-se bem são outras das dicas do portal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório