Meteorologia

  • 25 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 28º

Nova série de notas e moedas de metical entra em circulação em Moçambique

Moçambique introduziu hoje uma nova série de notas e moedas de metical, as quais vão circular em conjunto com as emitidas desde 01 de julho de 2006, anunciou o banco central.

Nova série de notas e moedas de metical entra em circulação em Moçambique
Notícias ao Minuto

15:42 - 16/06/24 por Lusa

Economia Moçambique

"Os bancos centrais tendem a fazer a revisão das suas notas e moedas em circulação a cada cinco anos, por forma a adequá-las às novas tendências de design, segurança e outros elementos contextuais", explicou em 17 de maio o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, justificando que a instituição "decidiu pela revisão das notas e moedas do metical".

"A temática das notas e moedas do metical da série 2024 conserva presente a tradição do enaltecimento dos valores do nosso património cultural, histórico e faunístico", afirmou.

Acrescentou que a nova série, denominada 2024 e lançada no dia do metical -- moeda moçambicana lançada em 16 de junho de 1975 -, mantém as atuais seis notas bancárias.

"As denominações de 1.000, 500 e 200 meticais em substrato de papel, e as denominações de 100, 50 e 20 meticais em substrato de polímero", explicou Rogério Zandamela.

Já nas moedas serão retiradas na nova série as de 20 e cinco centavos, mantendo-se as denominações de dez, cinco, dois e um metical, e as de 50, dez e um centavo.

"As novas notas e moedas de metical circularão em simultâneo com as séries de notas e moedas emitidas desde 01 de julho de 2006, que continua igualmente a ter o curso legal obrigatório e poder liberatório pleno e ilimitado dentro do território nacional", disse o governador.

Leia Também: Forças de defesa 'empurraram' terroristas que agora andam "no mato"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório