Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 25º

Especialista desconstrói tabus sobre a sexualidade masculina

Megwyn White, a diretora de educação da Satisfyer e sexóloga certificada, esclarece as ideias que fazem com que seja complicado para os homens terem uma sexualidade satisfatória.

Especialista desconstrói tabus sobre a sexualidade masculina
Notícias ao Minuto

22:01 - 15/06/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sexualidade

Ideias erradas sobre a sexualidade masculina podem "alimentar estigmas, criar expectativas irrealistas, interferir com as experiências e necessidades individuais e dificultar o caminho para uma vida sexual saudável e satisfatória", explica Megwyn White, a diretora de educação da Satisfyer e sexóloga certificada, em comunicado.

Por isso, a especialista decidiu esclarecer ideias preconcebidas de modo a  "capacitar os homens e as pessoas com pénis a abraçarem a sua sexualidade com confiança e realização". 

Leia Também: Homens, esta é a melhor altura do dia para terem relações sexuais

1- "Maior tamanho significa maior prazer": Falso

Segundo a sexóloga, "a pornografia apresenta muitas vezes a imagem de uma penetração profunda e intensa que se traduz em prazer para a mulher". É possível que "algumas pessoas possam achar isso prazeroso, mas a maioria das mulheres precisa de preliminares adequados. Isto permite que o sangue flua para os órgãos genitais e ajuda a relaxar o canal vaginal para a inserção do pénis. Se o pénis for demasiado grande, ou se a penetração for demasiado rápida, pode ser bastante dolorosa". 

Por outro lado, as posições sexuais podem fazer a diferença quando o tamanho é mais pequeno, acrescenta a especialista. "Escolher uma posição em que a vagina esteja mais fechada do que aberta pode ajudar a intensificar as sensações à volta do primeiro terço da vagina e permitir uma maior fricção." 

2- "A forma do pénis tem um impacto maior do que o tamanho do pénis": Verdadeiro e falso

É verdade que a forma do pénis pode ter um impacto maior porque "a glande, que é a parte mais sensível do pénis, pode proporcionar mais prazer se tiver uma forma pronunciada, porque um pénis (reto ou curvo) tem diferentes capacidades para atingir o ponto G da mulher". Existem "muitas formas de adaptar a posição para ajudar a intensificar as sensações, independentemente da forma do pénis". 

Leia Também: Como é que a masturbação pode ajudar a dormir melhor?

3- "O pénis não é a única (ou mesmo a principal) fonte de prazer": Verdade

De acordo com a sexóloga "o pénis é apenas um dos fatores envolvidos no prazer sexual". É muito "importante salientar que os orgasmos não são da responsabilidade do parceiro. Por isso, a masturbação é um ingrediente essencial para uma vida sexual saudável, pois permite explorar a própria sexualidade sem a necessidade de outra pessoa". 

4- "Masturbação consciente é um aliado para manter um pénis saudável": Verdade

"Masturbar-se regularmente pode ser muito útil para aumentar o fluxo sanguíneo, o que pode ajudar a nutrir os tecidos do pénis, juntamente com os nervos, músculos e vasos sanguíneos. Praticar um toque consciente, ou seja, mais ancorado na consciência de cada momento, também pode ajudar a aprofundar o relaxamento e a fortalecer a relação com a parceira. No entanto, se os homens tiverem o hábito de se libertarem demasiado depressa e com demasiada frequência, isso pode reforçar um padrão de habituação que pode contribuir para a disfunção sexual." 

5- "O que comemos e bebemos é importante": Verdade

Por exemplo, "o consumo de alimentos naturais e não processados ricos em óxido nítrico pode melhorar as ereções e a qualidade do esperma", afirma.  Também "a incorporação de alimentos ricos em antioxidantes, como bagas e chocolate preto, pode apoiar a função erétil e a qualidade do esperma". 

Leia Também: Há ligação entre sexo e futebol? Mulheres respondem

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório