Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Nova fuga do Sporting. Jovane tanto oscilou que foi 'riscado' por Amorim

Avançado cabo-verdiano não teve um percurso pautado por regularidade no 'reino' dos leões e prepara-se para nova aventura em solo italiano.

Nova fuga do Sporting. Jovane tanto oscilou que foi 'riscado' por Amorim
Notícias ao Minuto

08:03 - 23/08/23 por Miguel Simões

Desporto Análise

O Sporting prepara-se para fechar a saída de mais um jogador do plantel, muito por força das suas 'oscilações' incompatíveis com a filosofia de Rúben Amorim. Jovane Cabral chegou a ter o estatuto de promessa, mas nunca conseguiu primar pela regularidade e vai aventurar-se (novamente) em Itália.

O cabo-verdiano já viajou para Nápoles e irá juntar-se à Salernitana, treinada pelo português Paulo Sousa, com a expectativa de fazer o que não conseguiu em Alvalade. Desde jogar a faturar com regularidade, procurando vingar no futebol italiano, onde não foi particularmente feliz quando esteve emprestado à Lazio em 2021/22.

Lançado por Jorge Jesus em 2017/18, com 20 anos, Jovane Cabral foi somando mais oportunidades 'nas mãos' de José Peseiro, Marcel Keizer, Leonel Pontes e Jorge Silas, até que chegou Rúben Amorim no decorrer da temporada 2019/20. O treinador vindo do Sporting de Braga não 'travou' o seu crescimento. Bem pelo contrário. Entregou-lhe a titularidade por muitas ocasiões numa época em que os leões viriam a ficar na quarta posição.

As contribuições assinaláveis para os títulos 

A época 2020/21 consagrou o Sporting como campeão nacional, 19 anos depois, naquela que até foi a melhor fase de Jovane Cabral vestido de verde e branco, com o registo de oito golos e cinco jogos em 28 partidas, a apenas três das 31 em 2018/19. Ainda assim, vários foram os momentos em que o extremo cabo-verdiano saiu do banco e revelou ser decisivo. Mas não ficou só por aqui...

Na mesma temporada, ainda antes do célebre 11 de maio de 2021, o Sporting arrecadou a Taça da Liga frente ao Sporting de Braga (1-0), em Leiria, numa prova em que precisou de um bis supersónico de Jovane Cabral (86' e 90+4') para dar a volta ao FC Porto (2-1) num Clássico 'de loucos'.

E como não há duas sem três, eis que o futebolista - na altura com 23 anos - ainda ficou responsável por iniciar aquela que foi mais uma reviravolta dos leões, na conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Sporting de Braga (2-1), em julho de 2021. Desde então... praticamente tudo mudou.

Notícias ao Minuto Uma das várias conquistas para as quais Jovane contribuiu de forma direta.© Getty Images  

Do empréstimo às poucas oportunidades

Ainda na condição de suplente utilizado, Jovane Cabral fez a primeira metade da época 2021/22 no 'reino' de Alvalade, com algumas oscilações pelo meio, sendo que acabou por ser emprestado no mercado de inverno à Lazio, onde não fez mais do que quatro jogos, com registo de um golo.

De regresso aos leões, o avançado não conseguiu fixar-se entre as principais opções de Rúben Amorim e muito por culpa dos problemas físicos que apresentou, tendo terminado a época como começou, isto é, ausente por lesão. Pelo meio, realizou apenas dez jogos e só um na condição de titular, precisamente aquele em que contribuiu com a única assistência da época.

Esta temporada, Jovane Cabral ainda foi para o banco no primeiro duelo do Sporting, diante do Vizela (3-2), mas não conseguiu somar qualquer minuto e prepara-se, assim, para se despedir da equipa, rumo a uma nova aventura na Serie A a título de empréstimo e, ao que tudo indica, com uma opção de compra (avaliada em três milhões de euros) que poderá selar o 'adeus' definitivo do avançado à equipa de Rúben Amorim.

Leia Também: Jovane Cabral já está em Itália para ser reforço para Paulo Sousa

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório