Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 18º

Precisavam e fizeram: Benfica vence e segue para a 'final-four'

Jogo decisivo para as águias, que precisam de vencer por mais de dois golos para seguirem na Taça da Liga.

Precisavam e fizeram: Benfica vence e segue para a 'final-four'
Notícias ao Minuto

20:57 - 15/12/21 por Tiago Antunes

Desporto Taça da Liga

O Benfica recebeu e venceu o Sp. Covilhã por 3-0, os mesmos três golos de diferença que precisava para chegar à 'final-four' da Taça da Liga.

O primeiro golo surgiu aos 28 minutos, depois de um golo bem trabalhado pela equipa e marcado por Seferovic. Tembeng facilitou a missão dos encarnados ao ser expulso ainda no primeiro tempo.

Ainda assim, o segundo golo do Benfica só chegou na segunda parte, de penátli, por Darwin. O terceiro quase que caiu do céu, com 'ajuda' do guarda-redes do Sp. Covilhã, que levou um 'frango'.

Com este resultado, as águias chegam à 'final-four' da Taça da Liga, juntando-se ao já qualificado Sporting. 

Filme do jogo

Foi suada e não foi pouco. Tanto andaram e lá conseguiram os três golos que precisavam, mas para lá chegou foi um grande 'castigo'. O Benfica teve tudo na mão para vencer nesta quarta-feira o Sp. Covilhã por números expressivos. No entanto, a pouca qualidade individual apresentada pelos encarnados, que acabou numa prestação amena do coletivo, acabou por custar ao Benfica mais esforço para passar à 'final-four' da Taça da Liga.

Os primeiros 15 minutos foram mexidos, animados, mas sem oportunidades de maior para as duas equipas. Enquanto o Sp. Covilhã fechava os caminhos à baliza de Leo Navacchio, muitas vezes com quase toda a equipa na linha da grande área, o Benfica contava com a 'aselhice' do adversário, que teve pelo menos três bolas em zonas de perigo, não conseguindo sequer rematar.

Passados os 15 minutos, parecia um jogo diferente. As águias fiaram-se na virgem e acabaram por mandar as mãos à cabeça quando viram os serranos no ataque a criar perigo. Jô deixou a bola pronta na entrada da grande área para Gilberto disparar à baliza de Helton Leite. Boa defesa do brasileiro para canto que, na sequência do lance, viu a bola viajar à barra, perto de gelar a Luz aos 20 minutos, depois de quase nada criado. 

Ao Benfica valeu um livre aos 28 minutos que, surpreendentemente, foi aproveitado da melhor forma, tendo em conta a qualidade do seu jogo. Enganando o adversário, que esperava uma bola a pingar na área, as águias fizeram tudo a passe curto até rasgar a linha defensiva, terminando em remate de Seferovic para abrir o marcador. Foi a melhor jogada dos encarnados em toda a primeira parte. Ao Sp. Covilhã restava defender à zona e, de vez em quando, partir para cima, pressionando o adversário e provocando o erro. Quem acabou por errar foi mesmo a equipa serrana.

Uma enorme parvoíce de Tembeng, que pisou de forma violenta Everton, valeu-lhe expulso com vermelho direto, ele que já tinha sido admoestado com amarelo por falar mal ao árbitro. A missão dos serranos não ficou nem mais nem menos complicado. No fundo, a partida não contava para mais nada a não ser para preparação. No entanto, aquilo que os verdes e brancos estavam a produzir até àquele momento não se repetiu mais.

As alterações das águias no intervalo mostravam que desde o banco havia vontade de vencer, já dentro do campo... Entraram Rafa, Darwin e Paulo Bernardo, numa clara tentativa de ter uma equipa mais fresca, mais ofensiva, mas também mais competente em frente à baliza. Aos 64, João de Deus tirou Ferro para juntar Yaremchuk à artilharia. Foi preciso muito para as águias chegarem ao golo que desbloqueou a partida. Gilberto fez falta sobre Rafa na grande área e deu a oportunidade aos encarnados de chegarem ao segundo golo, por intermédio de Darwin.

O golo decisivo, que colocou o Benfica na próxima fase da Taça da Liga, foi também de Darwin (e com grande culpa de Leo Navacchio). O uruguaio partiu da esquerda para dentro e rematou forte, a bola chegou ao guarda-redes do Sp. Covilhã que não a encaixou e deixou-a escapar-se rumo à baliza. Estava feito o terceiro golo e o golo que tanto se esperava que chegasse depressa porque a vontade de manter a intensidade no jogo não era muita. Bastou chegar ao 3-0 para o Benfica tirar o pé do acelerador.

Da primeira parte, Gil Dias revelou-se o elemento que mais procurou mudar o rumo do jogo, aproveitando a pouca rapidez de Jean Felipe em comparação ao seu poder de explosão. Atacou muito pela ala esquerda e chegou a cruzar várias vezes. Na segunda parte, entregou o estatuto a Darwin Núñez, que entrou com a corda toda. No entanto, parecia que jogavam numa equipa com a qual pouco se identificavam. Fora eles, só Taarabt e pouco mais. Realmente, o Benfica que se apresentou no jogo da Taça da Liga pouco fez na primeira parte, e em alguns momentos da segunda-parte, para merecer a passagem à próxima fase. Valeu um rasgo de brilhantismo para chegarem à próxima fase.

Cabe ao Benfica ocupar a vaga do Grupo A na 'final-four' da prova. O Vitória SC ficou no sofá a ver o jogo e nele vai ficar.

Momento do jogo: O terceiro golo do Benfica, que era o maior objetivo da partida. Foi preciso muito para lá chegar, mas o guarda-redes do Sp. Covilhã deu uma 'ajudinha'. Muitos já nem acreditavam no golo.

Pré-jogo

19h00 - Começa a partida na Luz.

18h58 - As equipas já entram no campo. 

18h48 - As equipas regressam agora aos balneários. Faltam cerca de 10 minutos para o início da partida.

18h44 - Os adeptos vão preenchendo as bancadas do Estádio da Luz.

18h36 - Os aquecimentos continuam no relvado da Luz. Daqui a pouco, as equipas vão regressar aos balneários.

18h15 - O Benfica não vai contar com Jorge Jesus no banco desta partida. O técnico das águias está a cumprir o castigo de 15 dias que lhe foi aplicado nesta terça-feira. João de Deus será o comandante nesta noite.

18h12 - O Sp. Covilhã não joga uma decisão, mas procura "cimentar processos" depois da recente entrada de Leonel Pontes. O onze dos leões da serra não muda tanto como o do adversário. No banco sentam-se Igor Araújo, André, Jorge Vilela, Felipe Dini, Ryan Teague, Cornélio, Tiago Moreira, Lucas Barros e Ahmed Isaiah.

18h11 - Jorge Jesus promoveu 10 alterações no onze inicial, com destaque para a entrada de Tomás Araújo de forma imediata nos escolhidos. No banco ficam Svilar, Gilberto, Lázaro, André Almeida, Gedson, Paulo Bernardo, Rafa, Darwin e Yaremchuk.

18h10 - Esta é a atual situação do Grupo A

Vitória SC - 4 pontos - 5 golos marcados, 3 golos sofridos

Benfica - 1 ponto - 3 golos marcados, 3 golos sofridos

Sporting Covilhã - 0 pontos - 0 golos marcados, 2 golos sofridos

18h10 - Boa noite! Benfica e Sp. Covilhã jogam nesta noite a última e derradeira jornada da Taça da Liga. Será derradeira apenas para as águias, que precisam de vencer os leões da serra por três ou mais golos

Onzes iniciais

Benfica: Helton Leite; Tomás Araújo, Ferro, Morato; Pizzi, Meite, Taarabt, Gil Dias; Everton, Gonçalo Ramos, Seferovic.

Sp. Covilhã: Léo; David Santos, Héliton, Jaime Simões, Arnold; Tembeng, Sena, Gilberto; Jean Felipe, Devid, Jô.

Antevisão

O Benfica vai receber o Sporting da Covilhã nesta quarta-feira, em partida decisiva da Taça da Liga. Será preciso às águias vencer os leões da serra por três ou mais golos para seguirem rumo à 'final-four' da competição. 

Quem vai estar atento à partida vai ser o Vitória SC, atual líder do grupo com quatro pontos. Caso as águias cumpram a missão, os vitorianos ficam pelo caminho.

O Benfica-Sp. Covilhã joga-se nesta quarta-feira no Estádio da Luz a partir das 19h00.

Leia Também: Benfica-Sp. Covilhã: Tudo ou nada na Taça da Liga

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório