Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Ameaça a Kharkiv obriga Zelensky a recuar e a cancelar viagem a Portugal

Desde 10 de maio que a Rússia intensificou os ataques contra Kharkiv.

Ameaça a Kharkiv obriga Zelensky a recuar e a cancelar viagem a Portugal
Notícias ao Minuto

09:15 - 15/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Ofensiva

Volodymyr Zelensky cancelou, esta terça-feira, a visita a Espanha e a Portugal, depois de se ter tornado oficial a data em que chegaria ao país vizinho e depois de o ministro da Defesa português, Nuno Melo, ter confirmado a presença do líder ucraniano em território nacional.

O Palácio Real espanhol anunciara momentos antes que Zelensky chegaria ao país vizinho na sexta-feira, dia 17 de maio, onde pelo meio-dia se encontraria com o rei Felipe VI. Tudo parecia estar preparado para a chegada do chefe de Estado ucraniano até que, ao final do dia, a agenda da visita a Espanha foi cancelada.

Segundo o El Pais, na origem desta decisão está a grave situação interna que vive a Ucrânia, mais especificamente com uma nova ofensiva russa que ameaça Kharkiv, a segunda maior cidade do país,  localizada a cerca de trinta quilómetros a sul da fronteira com a Rússia 

Recorde-se que as tropas russas cruzaram a fronteira na região de Kharkiv nos últimos dias, abrindo uma nova frente de combate e assumindo o controlo de várias localidades, à semelhança do que tinham feito nos primeiros meses da invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

Na segunda-feira, o comando das Forças Armadas da Ucrânia reconheceu que o Exército Russo tinha alcançado "sucessos táticos" na frente de Kharkiv, enquanto o chefe de operações militares na região foi substituído.

No mesmo dia, um ataque aéreo russo à cidade de Kharkiv provocou pelo menos 20 feridos, segundo a Procuradoria local, que deu conta em comunicado de que as vítimas também se encontram em estado de "'stress' agudo".

O Exército ucraniano anunciou terça-feira à noite que retirou forças de "certas zonas" da frente da região de Kharkiv e que a Rússia estava a ser bem sucedida nesta ofensiva.

Devido a esta situação, o chefe de Estado ucraniano ter-se-á visto a obrigado a cancelar a visita à Península Ibérica, onde deveria  assinar acordos bilaterais de segurança.

Leia Também: Forças ucranianas recuam na frente de Kharkiv devido a ataques russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório