Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Guterres e CR7 'em alta', Soares assusta e negócio 'negativo' dá prisão

No rescaldo do dérbi, que muita tinta fez correr, lá fora dois portugueses estavam na boca do mundo: Guterres e CR7. Acabaria, porém, por ser a saúde de Soares a dominar a atualidade. Uma onda solidária se gerou pelo antigo Presidente mas também pelo fim da violência em Alepo. Sorteados os adversários na Europa, águias e leões seguem para os ‘quartos’ na Taça, mas na I Liga, dragões mantêm marcação cerrada. Quem não baixa a guarda é o Ministério Público, eis o alvo da semana: negócio do plasma.

Guterres e CR7 'em alta', Soares assusta e negócio 'negativo' dá prisão
Notícias ao Minuto

09:30 - 17/12/16 por Ana Lemos

País Assim foi...

Só assumirá funções dia 1 de janeiro mas foi no arranque desta semana que António Guterres prestou juramento e tomou posse como o novo e 9.º secretário-geral da ONU. A assistir à cerimónia, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, estiveram o Presidente Marcelo e o primeiro-ministro. No mesmo dia, outro português fazia história. Cristiano Ronaldo conquistava a sua quarta Bola de Ouro, mas não para agrado de todos. Aliás, houve até quem tenha dado o primeiro lugar a outros lusos: Rui Patrício e a Pepe. Quem fez a festa foi o pequeno Cristianinho.

Mas se a semana parecia estar a começar em grande, o país acordou na passada terça-feira com a notícia de que o antigo Presidente Mário Soares tinha dado entrada, durante a madrugada, no Hospital Cruz Vermelha. O seu estado de saúde agravou-se, o prognóstico era reservado e estava inconsciente. Foram várias as personalidades que se deslocaram à unidade hospitalar em solidariedade com a família. Marcelo, acabado de chegar de Nova Iorque, foi uma delas. Apesar de ter estado durante toda a semana internado na unidade de cuidados intensivos, o estado clínico de Soares sofreu melhoras graduais. Isso mesmo foi confirmado pelo sobrinho Eduardo Barroso que foi esclarecendo os media sobre a evolução da saúde do tio.

A par desta notícia outra preenchia a atualidade. Estava em curso a operação O negativo. Dezenas de buscas, incluindo na Suíça, foram realizadas e detidos um antigo presidente do INEM e o ex-responsável da Octapharma, e três pessoas constituídas arguidas. Em causa negócios com plasma que representam 100 milhões em prejuízos para o Estado. Mais buscas seriam realizadas e o ex-presidente do INEM constituído arguido no âmbito, porém, de uma investigação relacionada com casos de contratação pública. A ser investigada está também a chocante denúncia feita pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a que o ministro da tutela não ficou indiferente.

Indiferente pode não passar, mas tenha atenção, há por aí peditórios, feitos em nome dos bombeiros, que podem ser falsos. A este propósito, a emocionante história contada esta semana por um Pai Natal, que dizia com o rosto lavado em lágrimas, que um menino lhe morreu nos braços, pode não ser verdadeira. Não menos emotiva (e certamente real) foi o desejo de Natal manifestado publicamente por Marcelo, que na véspera confirmou a presença do Papa Francisco em Fátima nos dias 12 e 13 de maio. Isto se até lá o Sumo Pontífice chegar.

A chegar estão as férias de Natal e Ano Novo que este ano mais portugueses decidiram tirar. A maioria ficará por cá, o mesmo não sucederá com os gémeos iraquianos. Esta semana soube-se que saíram de Portugal rumo à Turquia. O Ministério dos Negócios Estrangeiros garante que foi informado e que os jovens regressarão no início do ano. Se a investigação a este caso se mantém pendente, novos contornos ganhou o caso do jovem encontrado morto na Quinta do Conde Os suspeitos da autoria do crime ficaram em prisão preventiva. Destaque ainda para a megaoperação realizada pela PSP em Loures que terminou com seis detenções e para uma perseguição policial que resultou num acidente com feridos graves, e que causou o caos na zona do Restelo.

Caótica e preocupante é a situação que, durante toda a semana, se viveu em território sírio. Apesar dos pedidos de cessar-fogo, os combates persistiram e voltaram a fazer vítimas inocentes. Algumas zonas de Alepo foram evacuadas mas os relatos que chegam de lá continuam a ser aterradores. O Conselho de Segurança reuniu de urgência e as ações de solidariedade espalham-se pelo mundo. Portugal não é exceção. Há, aliás, uma petição contra os ataques na cidade síria, uma das mais fustigadas pelos confrontos entre rebeldes e o exército de Assad.

Pela internet circula também uma sessão fotográfica com frases chocantes proferidas, em tempos idos, pelo recém-eleito presidente dos EUA. O objetivo é que os norte-americanos não se esqueçam de quem escolheram para governar nos próximos quatro anos. A este propósito falou Paulo Portas,sustentando que pode ser uma “oportunidade” a nova relação de Trump com a Rússia. E depois de sabermos que o Ártico bateu novos (e preocupantes) recordes, chegou de Moçambique a notícia do assassinato da filha do antigo presidente do país, Armando Emílio Guebuza. O crime terá sido cometido pelo marido. Enquanto isso, um ministro chileno recebia um estímulo no mínimo caricato e um dos seis sobreviventes do desastre com o avião, que transportava a equipa da Chapecoense, deixava uma sentida mensagem de agradecimento.

Se esta semana a ‘novela CGD’ acalmou, após reveladas novas demissões, o caso BES voltou e com ele os ‘swaps’. A solução para os lesados está delineda mas há condições que podem não agradar a todos. De Londres chegou a nega ao recurso interposto pelas empresas públicas de transporte, que assim terão de pagar pelos contratos de taxas de juro variáveis 'rasgados' em 2013. O Ministério das Finanças promete ‘bater o pé’. Resta saber se, no final, leva a melhor. Dias complicados viveu também o BCP. Entre avanços e recuos, o Sabadell decidiu ‘abandonar o barco’, lançando o caos nas ações do banco liderado por Nuno Amado.

Os analistas preveem, FMI, Comissão Europeia e BCE confirmam, e esta semana o Banco de Portugal (BdP) corroborou, revendo em alta o crescimento para 2016. Mas nem tudo são ‘favas contadas’. Mais. Sabia que Portugal é o Estado-membro com maior disparidade entre salários médios e altos? Verdade. Outra questão preocupante é a precariedade laboral, tema que o ministro Mário Centeno promete analisar e debater no arranque de 2017.

E se foi uma boa notícia para alguns o anúncio das rescisões contratuais para exploração de petróleo no Algarve, fique a saber que na próxima semana os combustíveis vão ficar mais caros e que em novembro a produção automóvel registou uma quebra de 2,7%. Em contrapartida, as reformas vão aumentar no próximo ano até quatro euros, e a TAP foi distinguida como a melhor companhia europeia.

Os amuos entre Passos e Marcelo já lá vão mas, na opinião de Marques Mendes, alguém esfregou as mãos de satisfação. Rumo a Lisboa, Cristas pede “calma” sublinhando que o caminho se faz “passo a passo”. E se Passos Coelho se atravessa no seu percurso? Há quem queira, sendo certo que Santana não o fará. Mas o líder do PSD está agora mais preocupado com a chegada dos reis magos e em criticar a política do Governo de Costa, salientando que depois de Macedo, Crato pode ser o próximo a ser ‘repescado’. Mas as miras foram também, esta semana, apontadas ao executivo de Passos que, no entender de Sousa Tavares, “andou a dormiu” no que à CGD diz respeito. Destaque ainda para o Bloco que propôs o regresso dos 25 dias de férias no privado e o ensino de língua gestual a todos os alunos.

O Bloco foi um dos temas abordados por um dos convidados desta semana do Vozes ao Minuto. O eurodeputado Marinho Pinto considerou que Bloco e PCP “são verdadeiros sindicatos” que dão a ideia de que se “formassem um governo, andariam helicópteros por aí a dar dinheiro ao povo”. Quanto ao setor da justiça, a que esteve ligado enquanto advogado e antigo bastonário, deixou algumas considerações sobre o caso de Ponte Sôr.

O que pelos relvados e fora deles se passou também foi notícia. Depois do dérbi na Luz que consolidou a liderança do Benfica, registaram-se mais polémicas entre os rivais da Segunda Circular. Os encarnados pediram castigos para os dirigentes leoninos, a BTV foi acusada de “sonegar repetições que provam factos”, e Bruno de Carvalho (que esta semana surgiu em público com a namorada) atirou-se à arbitragem, que contestações à parte teve nota positiva. Antes destas polémicas, a Norte, o FC Porto aproximou-se dos adversários e na antecipação da 14.ª jornada consolidou as vitórias na receção ao Marítimo.

Realizados os sorteios para as competições europeias, Benfica e FC Porto ficaram a conhecer os adversários, assim como os técnicos lusos que seguiram em frente na Liga Europa. Pinto da Costa ‘entrou em campo’ para deixar um aviso aos italianos da Juve. Em fevereiro saberemos... No entretanto, jogaram-se os ‘oitavos' da Taça de Portugal. Águias e leões garantiram a passagem aos ‘quartos’, eliminando o Real de Massamá e Vitória de Setúbal, respetivamente. Surpreendente foi o afastamento do Braga, perdeu em casa frente ao Sporting da Covilhã, que ditou a saída prematura de José Peseiro do comando técnico. Para o seu lugar irá Jorge Simão, que até agora comandou o Desportivo de Chaves.

Com ‘chave de ouro’ está a terminar o ano da “mãe mais feliz do mundo”, Dolores Aveiro, cuja nova nora já é oficial. Enquanto isso, a mãe de Eduardo Beauté aconselhou o filho a não se envolver em polémicas nas redes sociais, e Madonna foi eleita a mulher do ano. Destaque ainda para a entrevista do Fama ao Minuto à atriz Sara Matos, que está ainda longe de chegar à fasquia dos 70 anos de carreira que Ruy de Carvalho já tem. O Vozes ao Minuto conversou com o ator que aos 89 diz não ter “nenhum medo da morte”, confessando que a filha é hoje a sua patroa.

A propósito de relacionamentos bem sucedidos, como o de Ruy de Carvalho e Ruth, o Lifestyle ao Minuto deixou esta semana alguns conselhos sobre como evitar infidelidades ou tentações. E porque o Natal está aí à porta, fique com uma ementa natalícia... vegetariana, que pode ir preparando enquanto vê o que crianças de todo o mundo gostariam de receber esta época.

Se o Natal está perto, o fim do ano aproxima-se a passos largos e os balanços continuam. O Tech ao Minuto revelou-lhe esta semana o que os internautas portugueses mais pesquisaram em 2016. Em vídeo, o Rewind recordou os momentos mais virais. Ficámos ainda a saber qual o próximo foco da Nokia, a conhecer o programa mais pirateado (não, não é a série ‘Guerra dos Tronos'), e demos-lhe a conhecer um serviço de meteorologia interativo que promete cativá-lo.

E se 2016 não terminará em grande para a Apple, o Netflix que se prepare: um rival está a chegar a Portugal. Quem está cá e, parece que será, para ficar é a Huwaei. E Trump será que se ‘aguentará’ no Twitter?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório