Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Mais nenhum português teria conseguido o êxito" de Guterres

Tanto Marcelo Rebelo de Sousa como António Costa acreditam que a aclamação de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas vai colocar "Portugal na linha da frente".

"Mais nenhum português teria conseguido o êxito" de Guterres
Notícias ao Minuto

18:19 - 12/12/16 por João Oliveira

País Nações Unidas

Quer o Presidente da República, quer o primeiro-ministro estiveram presentes em Nova Iorque na cerimónia de aclamação de António Guterres como o novo secretário-geral das Nações Unidas, e tanto um como o outro acreditam que este sucesso individual contribuirá para o sucesso do país.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou desde logo que “a diplomacia portuguesa foi fundamental” e que “houve acompanhamento de todos os partidos e dos portugueses” para ajudar António Guterres na sua caminhada dentro da ONU.

E tudo isto leva o Presidente a afirmar convictamente que “mais nenhum português teria conseguido este êxito, que não é nacional, mas sim universal”. “Portugal, uma vez mais, serviu as Nações Unidas”, acrescentou.

António Costa, por seu lado, diz que “nossa responsabilidade [de Portugal] é maior” porque “os valores da paz, da segurança, do desenvolvimento sustentável, da defesa dos direitos humanos, os grandes desafios globais que temos desde combater as alterações climáticas a reduzir as desigualdades, assegurar a igualdade de género, são grandes desafios”.

É por isso que o primeiro-ministro sublinha que “Portugal tem agora o dever de estar na primeira linha de ser um país exemplar no respeito por estes valores, e ajudar António Guterres a cumprir aquele que é o mandato nas Nações Unidas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório