Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

"É necessário terminar com todo este disparate" na Síria

António Guterres foi hoje oficialmente empossado como o novo secretário-geral das Nações Unidas. Aos jornalistas, no final da cerimónia, respondeu sobre temas sobre os quais terá uma palavra a dizer.

"É necessário terminar com todo este disparate" na Síria
Notícias ao Minuto

17:49 - 12/12/16 por João Oliveira

Mundo Secretário-geral

Já depois da cerimónia de juramento, o nono secretário-geral das Nações Unidas deu uma breve conferência de imprensa aos jornalistas presentes em Nova Iorque, onde decorreu o evento.

Uma das perguntas de maior relevo e interesse mundial incidiu sobre a Síria, tema sobre o qual António Guterres foi questionado quanto à estratégia que pensa usar, e isso passa por aquilo que designa como “a diplomacia da Paz”, isto é, “criar pontes para as partes envolvidas no conflito e ser um mediador honesto”.

Para isso, sublinhou, “é preciso que haja boa vontade no sentido de todos compreenderem que é necessário terminar com estes conflitos”, porque a guerra na Síria não é só “um sofrimento muito grande para os sírios”, mas também para todo o mundo, sendo por isso que, disse, neste conflito, “toda a gente está a perder, não só nesta região, mas em todo o mundo”.

“É uma guerra que ninguém ganha, só há vencidos. É necessário terminar com todo este disparate”, acrescentou

Quanto ao método a que tenciona recorrer para conseguir ‘abanar’ a estrutura que é a das Nações Unidas, o sucessor de Ban Ki-Moon disse acreditar que “para restaurar a confiança, é realmente necessário dizer a verdade”.

Antes destas declarações, António Guterres recordou ainda os dez anos em que serviu “os mais vulneráveis dos vulneráveis”, referindo-se aos refugiados, e destacou que é agora tempo de colocar a procura da Paz “no topo da agenda” política e social.

No entanto, contrastou, “há ainda um conjunto de problemas em todo o mundo”, e cabe por isso às Nações Unidas conseguirem reformar-se “de modo a estar mais descentralizadas, a serem mais eficazes e eficientes em termos de custo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório