Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

"O tiozinho não reage ao estímulo auditivo, mas já reage à dor"

Sobrinho do antigo Presidente da República explica estado de saúde do tio e mostra-se esperançoso na recuperação de Mário Soares.

"O tiozinho não reage ao estímulo auditivo, mas já reage à dor"
Notícias ao Minuto

20:41 - 14/12/16 por Goreti Pera

País Eduardo Barroso

Eduardo Barroso confessou-se, em declarações à TVI, “preocupado” com o estado de saúde do tio Mário Soares.

O sobrinho do antigo Presidente da República confirmou o boletim clínico que já havia sido comunicado pelo porta-voz do Hospital Cruz Vermelha mas mostrou-se esperançoso por algumas melhorias.

Mário Soares "está mais reativo a estímulos externos" e “mantém-se inconsciente”, afirmou o porta-voz José Barata aos jornalistas, sem especificar os estímulos externos a que se referia. Eduardo Barroso foi, contudo, mais alongado no esclarecimento.

“O que é dito à porta do hospital é verdadeiro, ninguém está a esconder nada. O tiozinho, como gosta de ser chamado, não reage ainda ao estímulo auditivo. Faço-lhe uma festa no braço e aperto um bocadinho e ele já reage à dor. É nisto que falamos em termos de melhoria no aliviamento do coma em que ele está”, explicou Eduardo Barroso, neurocirurgião de profissão.

Mário Soares tem 92 anos e, segundo o sobrinho, “é uma pessoa diferente desde que, há três anos, teve uma encefalite, que provocou uma deterioração do seu estado de saúde”, acentuada pela morte da esposa, Maria Barroso, em julho de 2015.

Desde então, “começou a perceber que está no fim a vida”, admitiu Eduardo Barroso, dizendo-se ainda assim esperançoso que ele o tio “possam ainda ter algumas conversas”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório