Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Zelensky descreve situação parcialmente estabilizada em Kharkiv

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que as forças de Kiev conseguiram estabilizar parcialmente a frente de Kharkiv, no nordeste do país, bem como responder a ataque russos noutros pontos da linha da frente.

Zelensky descreve situação parcialmente estabilizada em Kharkiv
Notícias ao Minuto

18:54 - 15/05/24 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

No seu discurso diário, o líder ucraniano indicou que "as ações defensivas prosseguem" na região fronteiriça de Kharkiv, onde as tropas russas iniciaram uma ofensiva com milhares de soldados nos últimos dias.

"Ao longo do dia, as nossas Forças de Defesa e Segurança da Ucrânia - todas as unidades envolvidas - conseguiram estabilizar parcialmente a situação", declarou.

Zelensky descreveu que o Exército russo "está a ser destruído com todos os meios disponíveis", referindo o uso de artilharia, 'drones' e infantaria "com bastante precisão".

Em simultâneo, salientou que "a mesma atenção é dada a todas as outras direções" e apontou as frentes de Pokrovsk, na região de Donetsk, e Kupyansk, na região de Kharkiv.

"Vemos claramente como o ocupante está a tentar distrair as nossas forças e tornar o nosso trabalho de combate menos concentrado. Estamos a reagir a isto exatamente como deveríamos: temos de ter os meios para retaliar contra o inimigo em todas as direções", prosseguiu.

No seu discurso, Zelensky realçou ainda que o resultado das forças ucranianas "depende de cada soldado, de cada sargento e de cada oficial que está diretamente nas suas posições, em combate, na linha de frente" e referiu que "o pleno cumprimento das tarefas de combate nas condições atuais deve atrapalhar os planos ofensivos russos".

Em sentido inverso, o Presidente russo, Vladimir Putin, tinha anteriormente elogiado hoje os progressos realizados pelo Exército em todas as frentes na Ucrânia, depois de as suas tropas terem reivindicado a tomada de várias localidades na região de Kharkiv.

"As nossas tropas estão constantemente a melhorar a sua posição em todas as direções, todos os dias", disse Putin durante uma reunião com oficiais superiores e o novo ministro da Defesa, Andrei Belousov, transmitida pela televisão russa.

A Rússia reivindicou hoje de manhã a captura de duas localidades, Glibokie e Lukiantsi, na região de Kharkiv e também "avanços profundos nas defesas inimigas", afirmou o Ministério da Defesa em comunicado.

Estas duas aldeias, muito perto da fronteira com a Rússia, situam-se a sul de várias localidades já conquistadas nos últimos dias, e a norte de Kharkiv, capital da província com o mesmo nome e a segunda maior cidade ucraniana.

Face à ofensiva russa nesta nova frente desde sexta-feira, o Presidente ucraniano ordenou o envio de reforços para Kharkiv e cancelou todos os compromissos no estrangeiro nos próximos dias, incluindo deslocações previstas a Espanha e a Portugal.

Leia Também: Zelensky condena ataque "terrível" contra líder de "um parceiro vizinho"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório