Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Irão deixou de importar e exportar petróleo para o Curdistão

O Irão deixou de importar e exportar petróleo para o Curdistão iraquiano desde segunda-feira, anunciou a agência de notícias iraniana Tasnim, no seguimento do fecho das fronteiras e da suspensão das ligações aéreas de e para Erbil.

Irão deixou de importar e exportar petróleo para o Curdistão
Notícias ao Minuto

19:34 - 29/09/17 por Lusa

Mundo Trocas

De acordo com a agência de notícias AP, que cita a sua congénere iraniana, o Irão deixou de realizar trocas comerciais de produtos petrolíferos com a região na sequência da realização no Curdistão iraquiano, esta semana, de um referendo que deu uma vitória esmagadora dos independentistas.

Também a Turquia disse na quinta-feira que só negociará a importação de petróleo da região curda através de Bagdad.

Já hoje todas as ligações aéreas internacionais para Erbil, capital do Curdistão iraquiano, ficaram suspensas desde as 15 horas de Lisboa, por decisão do governo de Bagdad, disse uma responsável do aeroporto.

O governo do primeiro-ministro Haider Al-Abadi já tinha ameaçado instaurar medidas restritivas na região autónoma do Curdistão por causa da realização do referendo para independência considerado ilegal por Bagdad.

As autoridades do Iraque também já avisaram que os militares estão a preparar-se para garantir o controlo das fronteiras internacionais do Curdistão iraquiano, movimentando-se através da Turquia e do Irão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório