Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Ucrânia. Dinamarca aprova novo pacote de ajuda militar de 750 milhões

A Dinamarca vai enviar um novo pacote de ajuda militar no valor de 5,6 mil milhões de coroas dinamarquesas (750 milhões de euros) à Ucrânia, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen.

Ucrânia. Dinamarca aprova novo pacote de ajuda militar de 750 milhões
Notícias ao Minuto

16:51 - 16/05/24 por Lusa

Mundo Ucrânia

Metade do valor destina-se a defesa aérea e o restante na compra de artilharia, granadas e minas, segundo afirmou Rasmussen no final de uma reunião da comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros, na qual a medida do Governo recebeu o apoio da maioria dos deputados.

"É um pacote bastante grande, somos atualmente o país que fornece o maior apoio militar à Ucrânia em termos proporcionais", disse Rasmussen.

Trata-se do 18.º pacote de ajuda aprovado pela Dinamarca desde o início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, e impõe como condição que parte do apoio seja gasta em compras diretas às indústrias de defesa ucranianas.

Em março do ano passado, o parlamento dinamarquês aprovou o Fundo Ucrânia, com uma dotação de 64,8 mil milhões de coroas dinamarquesas (8,684 mil milhões de euros) para ser usado entre 2023 e 2028.

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Os aliados de Kyiv também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

Leia Também: Chefe da administração militar de Vovchansk ferido em ataque russo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório