Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

Turquia remodela Governo, mas sem alterações essenciais

O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, anunciou hoje uma remodelação do seu gabinete, mas que não abrange os postos mais importantes, como os Negócios Estrangeiros, Interior ou Energia.

Turquia remodela Governo, mas sem alterações essenciais
Notícias ao Minuto

15:05 - 19/07/17 por Lusa

Mundo Gabinete

Vários ministros trocam o seu cargo pelo de vice-primeiro-ministro, enquanto outros que ocupavam até agora essa pasta assumem um ministério, no que está a ser encarado como a promoção de fiéis do Presidente, Recep Tayyip Erdogan, na hierarquia do Estado.

Assim, o até agora vice-primeiro-ministro Nurettin Çanikli troca de posto com o ministro da Defesa, Fikri Isik, enquanto o seu colega Numan Kurtulmus vai gerir a Cultura e Turismo.

Binali Yildirim designou para a Justiça o constitucionalista Abdulhamit Gul, que ocupa o lugar deixado por Bekir Bozdag, também apontado para vice-primeiro-ministro.

Uma novidade foi a integração na equipa de Jülide Sarieroglu, que substitui o ministro do Trabalho, Mehmet Müezzinoglu, e que se torna a segunda mulher do gabinete após a titular da Família e Assuntos Sociais, Fatma Betül Sayan Kaya, que mantém o seu posto.

Ao contrário da sua colega no Executivo, Sarieroglu não utiliza na sua foto oficial o lenço islamita que exibem cerca de metade das 33 deputadas do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, no poder).

No total, são integrados seis novos nomes num Governo com 27 representantes, incluindo cinco vice-primeiros-ministros, enquanto cinco ministros mudam de cargo.

As alterações no gabinete, admitidas desde há algumas semanas, foram anunciadas após uma reunião de duas horas entre Yildirim e Erdogan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório