Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Cata-vento antigo roubado de estação de Vermont recuperado 40 anos depois

O artefacto histórico estava colocado no topo da estação de White River Junction, em Hartford, antes de ser roubado, no dia 3 de novembro de 1983.

Cata-vento antigo roubado de estação de Vermont recuperado 40 anos depois
Notícias ao Minuto

23:09 - 15/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Um antigo cata-vento de cobre que foi roubado de uma estação ferroviária de Vermont, no nordeste dos Estados Unidos, há 40 anos foi encontrado e devolvido ao estado na semana passada.

"Estamos muito satisfeitos por ver este valioso artefacto histórico e esta bela peça de arte devolvidos à sua casa aqui em Vermont", afirmou Judith Ehrlich, responsável pela preservação histórica da Agência dos Transportes de Vermont, que fez o anúncio através de um comunicado citado pela Associated Press (AP).

O cata-vento, de 1910 - que representa uma locomotiva a vapor e um vagão de carvão - foi fabricado pela W.A. Snow Iron Works Inc.

O artefacto histórico estava colocado no topo da estação de White River Junction, em Hartford, antes de ser roubado, no dia 3 de novembro de 1983, segundo a agência.

Agora, quase 40 anos depois, foi entregue à casa de leilões Sotheby's, de Nova Iorque.

A organização Arts Loss Register, que tem uma base de dados de arte, antiguidades e objetos de coleção perdidos, roubados e saqueados, confirmou que a peça era, de facto, o cata-vento roubado. Por isso, a leiloaria retirou-o da venda e enviou-o para Vermont.

Por agora está a ser escolhido o local ideal para colocar o cata-vento "para que ele possa ser apreciado mais uma vez", adiantou ainda Judith Ehrlich.

Leia Também: Grupo roubava carros com grua para os desmantelar e vender como peças

Recomendados para si

;
Campo obrigatório