Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Milionária pede que o seu retrato seja retirado de museu. Eis o porquê

Gina Rinehart é pessoa mais rica da Austrália e a nona mulher mais rica do mundo... e não gostou de ver o seu retrato exposto na Galeria Nacional da Austrália.

Milionária pede que o seu retrato seja retirado de museu. Eis o porquê
Notícias ao Minuto

23:18 - 15/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Austrália

A empresária Gina Rinehart, uma das dez mulheres mais ricas do mundo, pediu que o seu retrato fosse retirado de uma exposição do artista Vincent Namatjira na Galeria Nacional da Austrália. 

A imagem mostra uma espécie de caricatura da mulher mais rica da Austrália, com uma fortuna estimada em 153 biliões de dólares, e faz parte da primeira grande exposição de Namatjira, que foi galardoado com o prémio Archibald - um dos mais importantes prémios da Arte de Austrália. No entanto, o retrato não terá sido do agrado de Rinehart, segundo revelou o jornal The Guardian. 

A Galeria Nacional da Austrália não aceitou o pedido para que o pedido fosse retirado e afirmou, citado pela publicação britânica, que acolhia com agrado o diálogo público sobre a sua coleção e exposições. 

"Desde 1973, quando a Galeria Nacional adquiriu a obra Blue Poles de Jackson Pollock, tem havido uma discussão dinâmica sobre os méritos artísticos das obras da coleção nacional e/ou expostas na galeria. Apresentamos obras de arte ao público australiano para inspirar as pessoas a explorar, experimentar e aprender sobre arte", afirmou em comunicado. 

O retrato foi colocado ao lado das imagens da rainha Isabel II e do jogador Adam Goodes e deverá estar em exposição até 21 de julho. Antes de ser exposto em Camberra, esteve em exposição pública em Adelaide, na Galeria de Arte da Austrália do Sul, entre outubro de 2023 e janeiro de 2024.

Georgina Rinehart é a diretora-executiva da Hancock Prospecting, uma empresa privada de exploração e extração de minerais fundada pelo seu pai, Lang Hancock. É atualmente a pessoa mais rica da Austrália e a nona mulher mais rica do mundo, segundo a revista Forbes.

Leia Também: Salvo por um triz. Homem deixa carrinha e veículo é atingido por comboio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório